Bater, ou não bater?

setembro 19, 2013

Desde que entrei para a faculdade que, quando chego atrasada, tento interromper a aula o mínimo possível, não bato à porta, fecho-a com cuidado para não fazer barulho e sento-me num lugar que não tenha de andar às voltas nem a pedir aos meus colegas para levantar. Quando são salas normais, que normalmente são mais pequenas também, peço desculpas ao professor e sigo, mas quando são aulas em auditórios, simplesmente entro e sento-me numa das ultima filas que esteja preenchida. Nunca pensei que este meu comportamento fosse errado, uma vez que a minha intenção é que o professor não pare a aula, por causa de um aluno atrasado, mas este ano estava numa aula teórica (com imensas pessoas) e cada pessoa que chegava atrasada, batia à porta, pedia desculpa, explicava o porque de estar atrasada, perguntava se podia entrar e só depois ia sentar-se, o que se resumiu em imensas interrupções de algum tempo até, mas pensei que eles só estavam a ser bem educados, a única coisa má é estarem a interromper a aula (o que para os professores deve ser bastante irritante). A minha atitude apesar de ser boa é "à mal educada" e dúvida instalou-se, afinal devo ou não bater à porta? Vocês o que fazem na situação de estarem atrasados para uma aula?

You Might Also Like

21 comentários

  1. Quando me atraso eu bato à porta, peço desculpa e sento-me no primeiro lugar que me aparecer - aquele que está mais perto e não incomoda ninguém. Nessas alturas até me sinto um bocado mal por interromper. Acho que a tua atitude é a mais correcta! Se achas que é "mal educada" podes sempre no final da aula ir pedir desculpa ao professor e explicar o porquê do teu atraso :)

    ResponderEliminar
  2. Se a prof olhar pede desculpa, se nao entra como tu fazes, se eu fosse professora preferia assim...

    ResponderEliminar
  3. se fosse num auditório faria como tu :o o mais discreta possível ... mas depois disso também já nem sei o que está certo x)
    r: OMGGGGGGGGGGG fartei me de rir só de te imaginar :oooo espero que quando chegar à altura das minhas praxes as pessoas também sejam como as que te praxaram a ti xD

    ResponderEliminar
  4. eu ainda só tive experiências em salas de aula normais (:

    ResponderEliminar
  5. R: ando mesmo desanimada, acho que me perdi algures no medo e no panico s:
    Quanto ao teu: tenta fazer como os outros e depois tb depende de professor para professor.

    ResponderEliminar
  6. É complicado :/
    Num auditório talvez não batesse :S *

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente acho que deves continuar com a tua atitude, mas se calhar podias era falar com um dos professores um dia que chegues atrasada e questiona-lo sobre isso, perguntar só porque queres esclarecer a ti mesma se os professores acham que tu és mal educada... será a melhor maneira de esclareceres

    ResponderEliminar
  8. Na universidade não se costuma bater à porta por aqui :) faz se o que tu fazes

    ResponderEliminar
  9. Dependentemente da situação, eu bato sempre á porta.

    ResponderEliminar
  10. Não, entra-se e pronto... Na minha fac é assim... pedir licença é bem chato imagine-se 200 pessoas a pedir licença cada vez que entram e saiem num auditório... só peço licença quando é em salas pequenas.

    ResponderEliminar
  11. Na minha faculdade muitas das vezes a porta está aberta mas quando está fechada eu bato ligeiramente e abro logo e depois peço desculpa pelo atraso. Não acho que estejas a ser mal educada, não há necessidade de bater quando é em auditórios e muitos menos interromper para se justificar.

    ResponderEliminar
  12. Se são aulas teóricas em anfiteatros, não bato...aliás, ninguém bate xD Toda a gente entra pela porta de cima (na minha faculdade a maioria dos anfiteatros tem duas portas) e senta-se ali pelas últimas filas, para interromper o menos possível. Até já tive profs que diziam que quem chegasse atrasado devia fazer isto mesmo xD

    ResponderEliminar
  13. Por acaso, pergunto-me do mesmo! Costumo chegar sempre atrasada à primeira aula da manhã por causa do autocarro e do trânsito. Às vezes, bato à porta e peço desculpa. Outras vezes, entro e sento-me sem dizer nada ou digo "bom dia" se o stor olhar para mim... Mas também não sei qual é a melhor atitude a se tomar :s

    ResponderEliminar
  14. Aii não odeio nada! Eu gosto tanto de ti :D

    ResponderEliminar
  15. Eu sempre vou entrando porque também penso que atrapalha interromper a aula. Só dou uma olhadinha para o professor para conferir se esse não está bravo.

    ResponderEliminar
  16. No teu caso, eu faria o mesmo...mas como ainda estou no secundário, bato sempre à porta :)

    ResponderEliminar
  17. eu acho que tu fazes bem mas eu, ao entrar, pediria desculpa ao professor mas com gestos, se me entendes :)

    r: podes crer! baaah! obrigada!

    ResponderEliminar
  18. r: também fazes isso? :o és a primeira que conheço que me diz que também faz xD sinto-me compreendida :')

    ResponderEliminar
  19. Comigo ia depender do prof lol há profs que ainda admitem mas há outros... ai ai

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  20. Por acaso também entro sempre sem bater...

    ResponderEliminar
  21. Eu acho que fazes bem, acho que não é muito educado estar a interromper e a fazer com que o professor perca o raciocínio e fazer com que os nossos colegas percam a concentração. Eu faço tal e qual tu :)

    Já agora, um feliz Natal cheio de paz e amor :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Subscribe