Saúde | Córnea envelhecia

setembro 29, 2014

- A Mónica tem a córnea envelhecida.
- Então mas, tem cura?

Depois de rasgar um sorriso o oftalmologista explicou-me que não, que simplesmente posso evitar que os olhos fiquem, extremamente, vermelhos como estavam naquele dia, que fui às urgências. No fundo eu sei, eu sei que envelhecido não é sinónimo de doença, mas naquele dia senti-me aterrorizada com a ideia de que os meus olhos iam apresentar aquela tonalidade todos os dias, até ao resto da minha vida, e não o imaculado branco que até à data tinham.

- É possível que o outro olho também venha a ficar bastante vermelho e mais tarde também venha a apresentar aglomerados de gordura que este já apresenta, há alturas em que não vai ter (as gorduras) e outras que vai. Evite passar muito tempo ao sol ou no computador.

Nos primeiros tempos, não dei importância ao que ele me disse. Estava no final do semestre, tinha imensos projectos a terminar e todos eles tinham de ser feitos no computador. Durante o Verão o meu tempo era passado ora na praia ora no computador e juntem-lhe imensas noites mal/não dormidas; consequentemente chegava ao final do dia e citando a minha irmã «com olhos de quem andou a fumar erva o dia inteiro». Claro que andar com os olhos, imensamente, vermelhos não é giro e dá cabo do ego de qualquer um, principalmente quando a ocasião pede que estejamos impecáveis.

Depois da negação inicial, soube que tinha de fazer qualquer coisa. Comecei a evitar o sol, a usar mais aos óculos de sol e a passar menos tempo no computador, de seguida. Sim, acho que basicamente o tempo acabava por ser o mesmo mas dividido em partes. Apercebi-me que o ar condicionado também me deixa com os olhos vermelhos, por isso, comecei a ir menos vezes a centros comerciais - que é onde tenho maior contacto com o ar condicionado. Reparei que, ao dormir, pelo menos oito horas por noite, já não acordava com os olhos vermelhos/tão vermelhos. Basicamente fui adaptando-me, umas vezes foi mais fácil outras nem por isso, mas os resultados estão, literalmente, à vista. Apesar dos aglomerados de gordura serem quase uma constante no meu dia-a-dia, os meus olhos têm um aspecto saudável, sem a tonalidade vermelha que lhes conferia cansaço, velhice ou desleixo.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Muitas vezes precisamos de fazer sacrifícios pela nossa saúde. De certeza que agora te sentes melhor, mesmo que existam dias em que não seja tão fácil lidar com tudo isto

    ResponderEliminar
  2. Tens que evitar fazer coisas que te colocam os olhos vermelhos.. Se estar ao sol te provoca isso, devias de evitar mesmo.. Evitar estar ao sol custa menos do que parece (eu já estive a evitar até se faz bem)

    ResponderEliminar
  3. Os meus estão um pouco cansados, devido às horas que passo em frente ao computador com a agravante da falta de óculos, que agora são mesmo obrigatórios.

    ResponderEliminar
  4. Ao menos não usas lentes de contacto (pelo menos não referes), podia ser bem pior se usasses :) Eu uso e quando faço uso muito prolongado, também com os olhos vermelhos :/

    ResponderEliminar
  5. como é a gordura nos olhos? :o

    r: obrigada :D
    mas nunca acredito :x

    ResponderEliminar
  6. Se eu estivesse no teu lugar ao início acho que me tinha dado qualquer coisa má, sou uma medrica a "doenças"!
    Espero que isso te passe, pelo menos um pouco :)

    R: Sim, o meu fim-de-semana foi bom, principalmente ontem! E o teu linda?
    Boa semana, beijoca

    ResponderEliminar
  7. ainda bem que fizeste por tratar dos teus olhos ! o meu namorado as vezes também fica com um olhos todo vermelho, até fico preocupada, mas é de cansaço, de ele estar sempre a esfregar o olho e de alergias, mas o meu coração fica aos pulos de preocupação !

    r: correu muito bem no stand , a aula de condução ontem correu mal ! Por isso figas? agora temos de fazer um altar :c

    ResponderEliminar
  8. Deve ser algo bastante incomodativo mas o que importa é que te conseguiste adaptar e agora as coisas parecem melhores :) eu quando estou muito tempo ao computador começo a sentir a vista a arder e às vezes começa a desfocar. Uso óculos e portanto os meus olhos cansam-se mais depressa por isso também comecei a usar menos o computador.

    ResponderEliminar
  9. Que chato , espero que os teus olhos deixem de ser gulosos e façam dietas perlongadas para se manterem branquinhos e sem gorduras ! (: as melhoras !
    R: Foi uma excelente noite !

    ResponderEliminar
  10. Ele há cada coisa... não fazia sequer ideia de isso existia.
    Gostei da tua postura, boa ;)



    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  11. Bem espero que fique tudo bem. O melhor possível. Beijócas :D

    ResponderEliminar
  12. conheço gente que anda com pelo menos um olho vermelho :/

    ResponderEliminar
  13. R. Também espero que sim :)
    Não conhecia esse termo de córnea envelhecida :x

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que agora as coisas estão melhores...
    Mas é normal que isso aconteça, nos tempos que correm acho que basta as horas que passamos nos pc para contribuir para isso!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  15. Agora até me deixaste a pensar... Eu nao passo assim muito tempo no computador mas não duvido que daqui para a frente isto me possa acontecer

    ResponderEliminar
  16. em compensação podes orgulhar te de pertencer aos 2% da população mundial que tem olhos verdes...ânimo!!!

    ResponderEliminar
  17. O meu mano por vezes tambem fica com os olhos vermelhos por causa do cansaço :/

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que te foste adaptando com o tempo. Felizmente não é nada de grave, é só evitar esses pormenores :)

    ResponderEliminar
  19. ahahha e eu é olhos secos por conjutivite alergica xD

    ResponderEliminar
  20. o que importa é que agora mantenhas esses hábitos :D e que estejas o melhor que podes ^^

    ResponderEliminar
  21. Depois de ler este post, acho que estou com o mesmo problema. Nota que os meus olhos estão a ficar mais vermelhos e nota-se bem o cansaço dos dias e das noites mal/não dormidas, como disseste. para piorar, passo cerca de 9 horas quase seguidas em frente ao computador e ainda uso lentes de contacto. No final do dia, doem-me os olhos, fico com as lentes secas e os olhos ainda mais vermelhos.

    De facto,a par dos cuidados com o rosto, tenho mesmo de ter mais atenção aos meus olhos que, como costumo dizer, são grandes mas não são grande coisa.

    Obrigada pelas tuas dicas :)

    ResponderEliminar
  22. O teu testemunho é muito importante. há muita gente que sofre deste problema e desconhece.

    ResponderEliminar
  23. Nunca tinha visto nada assim... é muito desconfortável ( fisicamente)?
    R: Fiz 17 :)

    ResponderEliminar
  24. Não sabia que este era o resultado do excesso de computador e sol! Ainda por cima sem cura!

    ResponderEliminar
  25. Já conhecia essa 'doença', mas acredita que com os cuidados devidos ela não é assim tão má! As melhoras (:

    ResponderEliminar
  26. Ainda bem qe nao e nada :D E tens uns olhos lindos Beijinho, Kelly
    Blogue Scream of Beauty
    FanPage do Facebook

    ResponderEliminar

Subscribe