Overnight oatsAlimentação | Overnight oats

julho 18, 2015

Este meu vicio, por overnight oats, nasceu da necessidade de levar pequeno almoço para a faculdade, neste último ano. Nessa altura eu tinha reduzido nos açúcares e estava a evitar comer alimentos gordurosos e eu ia aos cafés, da minha faculdade, e para além de pão com fiambre/queijo não havia mais nada de saudável ali. Eu só via bolos, pizzas, folhados, bolachas e todas essas coisas que eu andava a evitar. Comecei por levar uma peça de fruta para o pequeno almoço mas, uma hora depois eu já tinha fome e ainda faltavam duas horas para o almoço!!

Eu tenho Tumblr há imensos anos e sigo alguns blogues de culinária e já andava curiosa com estes frascos com coisas e fruta (sim, na altura eu não sabia o que eram os outros ingredientes), por isso um dia decidi ler para saber o que eram e acabei por experimentar (e adorar). 

Overnight oats é nada mais nada menos que aveia de um dia para o outro. Eu li muitas receitas e já vi que há muitas maneiras de os fazer, mas o principio é sempre o mesmo: aveia, iogurte e fruta. Eu adaptei as imensas receitas que vi aos meus gostos e aos alimentos, que eu não gostava, mas que queria introduzir na minha alimentação. Um desses alimentos era a própria aveia e outros alimentos eram as sementes. Eu comecei com quantidades pequenas deste alimentos e fui aumentando gradualmente. 

Eu vou deixar no ler mais a receita do último overnight que eu fiz, as quantidade são que eu uso neste momento e as que queria atingir quando comecei e a única coisa que varia é a fruta que eu uso pois isso depende sempre da fruta que tenho em casa.



Ingredientes:

  • Um iogurte natural
  • Uma chávena de aveia
  • (+/-) Meia colher de sobremesa de mel
  • Sementes (chia, sésamo, linhaça, ...)
  • Leite q.b
  • Farinha de linhaça
  • Fruta

Preparação:


  1. Colocar a aveia numa chávena e de seguida pôr leite nessa mesma chávena até que a aveia fique completamente coberta com o leite (só até cobrir a aveia, não ponham demasiado leite);
  2. Servir o mel e misturar com o iogurte natural;
  3. Juntar as sementes (a gosto) no iogurte;
  4. Verter metade do iogurte (com o mel e sementes) para um frasco de vidro (que tenha tampa);
  5. Colocar uma camada de fruta a gosto;
  6. Verter a aveia para o mesmo frasco;
  7. Colocar a segunda metade do iogurte para o frasco;
  8. Polvilhar com farinha de linhaça
  9. Colocar uma segunda camada de fruta.
  10. Fechar o frasco
  11. Colocar o frasco no frigorífico durante a noite (ou aproximadamente oito horas).

Considerações finais:

  • Eu ponho logo a aveia de molho para ela absorver o máximo leite possível e ficar super cremosa quando for comer.
  • Eu gosto de usar iogurtes naturais (não açucarados) e pôr mel para amenizar o sabor azedo dos iogurtes naturais, mas podem fazer com outro iogurte qualquer, nesse caso se os iogurte já forem doces não precisam de juntar o mel.
  • Eu comecei com pouco menos que meia chávena de aveia e fui aumentando, para me habituar ao sabor.
  • Eu uso sementes de chia e sésamo porque foram as que comprei, quando estas acabarem vou muito provavelmente experimentar outras (apesar de ter adorado as sementes de chia).
  • A fruta é completamente a gosto, eu já fiz overnight oats só com uma fruta e já misturei frutas e ambas as maneiras ficam muito boas. Das que usei apenas uma fruta eu já fiz com pêssego, mirtilos, maça, laranja, banana, manga e ananás. Das que misturei mais que uma fruta já fiz com papaia e manga, com manga, cerejas e morangos, com banana e ananás, com banana e pêssego, com manga, papaia e maça. E gostei de todos. E cada vez que como um com uma fruta "nova" digo que é o meu preferido. Usem os vossos gostos aliados à vossa imaginação.
  • Às vezes uso côco ralado só porque adoro e porque fica bonito e se está bonito tenho mais vontade de comer.
  • No fim de todas estas camadas o frasco tem de fechar! Por isso se não tiverem um frasco muito grande, coloquem ou menos quantidade de aveia ou de fruta. eu uso dois, um com 200 ml e outro com x ml (respectivamente terceiro e primeiro frasco da primeira imagem da publicação); Quando à imagem de meio, é de plástico e eu só uso quando sei que vou comer em casa, porque a tampa não é 100% segura.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Tinha imensa curiosidade em saber o que eram estes frasquinhos! Vou guardar a receita para experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. de manhã não consigo deixar de comer as minhas torradas :\

    ResponderEliminar
  3. Sabes o que és? Uma fofinha :D
    Assim que experimentar digo-te se gostei ;)

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia completamente este conceito xP Mas, por acaso, o meu lanche ultimamente tem sido, precisamente, um iogurte com fruta e flocos de aveia :P Mas eu simplesmente ponho tudo dentro de uma taça e misturo xP

    ResponderEliminar
  5. Que belíssimo aspecto, acho que também vou começar a provar :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. O meu drama quando tenho aulas cedo e mal tenho vontade de me levantar, quanto mais preparar o pequeno-almoço e comê-lo. Obrigado por teres partilhado a receita, sem dúvida que vai dar muito jeito quando as aulas voltarem à carga! :)

    R: Eu sei que já fui a um miradouro, não me lembro é qual. Mas não interessa, volto lá na mesma e irão confundir-me com uma das estátuas de tanto tempo lá passar. Obrigado por todas as sugestões. Foram anotadas com sucesso! E fico contente por ter aumentado a tua lista de leitura, que eu estou aqui é para dar mais trabalho a quem me visita ;) Boas leituras!

    ResponderEliminar

Subscribe