Universidade | Colocações

setembro 06, 2015

Receber um e-mail a dizer "não colocado" é um facada tão grande que poucos entendem. Sei bem o que é. Sei-o porque há uns anos recebi um e-mail assim e com os olhos cheios de lágrimas esmurrei o computador, o mesmo onde hoje escrevo esta publicação. Naquela altura não entrei por... não sei, nunca cheguei a perceber, visto que eu e o último colocado tínhamos exactamente a mesma média, a mesma nota em todos os exames e devemos ter ido até à ultima nos desempates, porque acreditem era tudo idêntico. Era tudo tão igual que muitas vezes dizíamos que tinha sido pelo nome - com certeza não deve ter sido. 

Foi a minha primeira grande derrota. Foi a primeira batalha que não consegui vencer e senti-me perdida. Pela primeira vez, senti-me sem chão e não via outra solução para a minha vida que não fosse entrar na faculdade naquele ano - pode parecer fútil, mas era o meu sonho, era o meu sonho desde dos meus 11 anos e naquele momento, tinha sido destruído. Foram dias de luto interior. Mas um dia, limpei as lágrimas, ganhei forças e respondi às mensagens de força que todos os meus amigos enviaram-me e candidatei-me à segunda fase. Entrei. 

Eu espero, sinceramente, que ninguém aqui na blogosfera não tenha sido colocado na primeira fase. Mas se isso aconteceu chorem. Chorem o tempo que for preciso, mas recomponham-se, levantem a cabeça, reavaliem as opções, candidatem-se à segunda fase, porque a primeira fase das colocações não tem de ser o fim de nada

Aproveito para dar os parabéns e desejar boa sorte para todos os que foram colocados

You Might Also Like

19 comentários

  1. Eu não me pude candidatar à primeira fase, na segunda o curso que queria ficou sem vagas entrei noutro andei um ano a esfolar-me para mudar. Mudei e em primeiro lugar. Basta querer, basta lutar e não desistir à primeira coisa que corre mal. Se custa? Ah imenso saber que ainda não tinha sido desta, que não ia ser facil. Toda a gente nos seus cursos e nós à espera pela segunda fase e eu nem tinha a opção que queria mesmo. Enfim... atrasou.-me o final da licenciatura e este ano é misto mestrado + licenciatura mas tudo se faz ^^

    ResponderEliminar
  2. Não senti essa dor na pele, mas partilhei a da minha melhor amiga. Há cinco anos, quando nos candidatamos, ambas queríamos entrar na faculdade para o curso de Educação Básica. Eu consigo e ela não. Foi uma derrota muito grande e apesar da felicidade que senti por ter entrado não consegui festejar em pleno, porque me faltava a vitória da minha melhor amiga. Foi triste, duro, mas depois não baixou os braços. Acabou por ir para outro curso, mas sinto que está igualmente realizada.
    O importante é mesmo isso: fazer o nosso luto interior e depois não desistir. Fechou-se uma porta momentaneamente, mas o caminho não estagna aí, há mais oportunidades pelas quais podemos lutar.

    ResponderEliminar
  3. Nunca senti essa ansia de esperar para ver se tinha sido colocada ou não como andei numa privada. Mas sinto mesmo muita pena por quem fica tão triste quando não entra no que quer :(

    ResponderEliminar
  4. Aconteceu-me o mesmo. Tinha tanta certeza que entrava que depois foi um murro no estômago quando recebi o e-mail de não colocada. Vieram-me as lágrimas aos olhos logo de imediato e os meus irmãos mais novos não sabiam o que fazer, porque eu simplesmente fui ao chão, completamente K.O. Só depois é que o meu pai me conseguiu acalmar, mas só mesmo muito tempo depois e de muitos "haverão outras oportunidades" e "se não entraste agora, entras daqui a pouco".
    Recandidatei-me na segunda fase, mas voltei a não ser colocada. Acabei por ir parar a um curso que, apesar de não ser desinteressante, não era aquele que eu queria. No ano a seguir, voltei a candidatar-e e não consegui entrar, pela terceira vez. Mas desta vez não foi tonta para não meter nenhuma outra opção. Actualmente estou em História e adoro aquilo.

    ResponderEliminar
  5. Quando mudei de curso, concorri através de um concurso especial e quando saíram as colocações o meu resultado também não foi nada agradável. Chorei e chorei muita baba e ranho, mas depois na segunda fase tive uma boa surpresa!
    O segredo está em não baixar os braços e desistir daquilo que se quer muito! :) *

    ResponderEliminar
  6. Este verão foi para aproveitar tudo o que não aproveitei no verão passado ;)

    Eu não recebi nenhum e-mail assim mas não tive positiva nos exames ( de português ) e isso é doloroso, fiz o exame no ano passado ( só fui há primeira fase ) fiz o exame este ano ( fiz as duas fases ) e sinto que não sou suficientemente inteligente para conseguir ter positiva nos exames e muito menos de ir para a faculdade...
    A ida para a faculdade para mim também era um sonho mas um sonho que cada vez se está a desmoronar mais, já nem tenho a certeza se quero voltar a tentar, sinto que nunca vou conseguir

    ResponderEliminar
  7. Deve ser mesmo frustrante não conseguir entrar por pouco...:/ Mas não há nada como erguer a cabeça e tentar de novo! A vida não acaba e temos de lutar pelo que queremos :)

    ResponderEliminar
  8. Vai tudo correr bem! Boa semana :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que saudades das colocações.. lembro-me como se fosse hoje.. agora já terminou e já se foi mais uma época da minha vida.

    ResponderEliminar
  10. acredito que seja uma facada muito grande. conseguiste entrar no ano a seguir?

    ResponderEliminar
  11. Felizmente entrei logo na 1ª fase e na minha primeira opção por isso não sei o que isso é mas imagino que seja muito difícil.
    Agora até já há 3ª fase nalgumas universidades :D

    ResponderEliminar
  12. Gostei imenso do que aqui escreveste, acredito que não seja nada fácil.
    Mas não podemos deixar de acreditar nos nossos sonhos, tudo é possível :)

    Um grande beijinho, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Nunca passei por isso mas imagino que não deve ser nada agradável. Ainda bem que tiveste força para reverter a situação =)

    ResponderEliminar
  14. Uma derrota só nos torna mais fortes, tenho a certeza que cresceste imenso naquela primeira fase. E deu ainda mais força para que na segunda fase a vitória tenha sido ainda mais saborosa :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Anónimo: Entrei no mesmo ano, mas na segunda fase :)

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns, o que interessa é teres conseguido entrar querida!

    ResponderEliminar

Subscribe