Molho de Couve Flor

fevereiro 03, 2016

Antes de me dizerem que não gostam de couve, quero dizer que, também eu não gosto. Ainda assim, e porque estou a entrar numa alimentação mais saudável desafiei-me a fazer e experimentar um molho de couve flor. 

molho de couve flor molho branco
Este molho é um óptimo substituinte aos molhos de natas. É muito fácil de fazer. Tem um aspecto, aroma e sabor delicioso - acreditem, já conquistou todos aqui por casa. Combina bem com vários tipos de massas, as quais podem ser acompanhadas com atum, camarão, frango, cogumelos, delícias do mar, bifes, bacon... Enfim é um molho branco e podem conjugar com uma infinidade de alimentos. 


Ingredientes:

  • Uma couve flor pequena ou metade de uma grande
  • ± 56 gr de queijo parmesão
  • Água
  • 250 ml de água da cozedura da couve
  • Um cubo de caldo de caldo de carne
  • Uma colher de chá de azeite

Preparação:

  1. Lavar e limpar a couve flor, retirar tudo o que for verde (folhas e caule);
  2. Numa panela cozer a couve flor até esta apresentar uma consistência macia - entre 30 a 40 minutos;
  3. Reservar duas xícaras (± 250 ml) da água da cozedura;
  4. Transferir a couve flor para o liquidificador (ou um recipiente onde dê usar a varinha magica) escorrendo bem a água;
  5. Numa das xícaras de água de cozedura reservadas (± 125 ml), dissolva um terço de um cubo de caldo de carne e adicione à couve flor;
  6. Ao mesmo recipiente adicione o queijo parmesão e o azeite;
  7. Pulse a mistura até obter uma mistura homogénea, lisa e brilhante;
  8. Numa frigideira leve ao lume até começar a borbulhar.
O molho tem uma consistência cremosa, mas caso fique demasiado espesso adicione, aos poucos, água da cozedura, previamente reservada, até obter a consistência desejada.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Vou mesmo guardar esta receita para experimentar! Ando a precisar de umas alternativas mais light para melhorar a minha alimentação!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro couve flore! Yummy! Tenho de experimentar isso :)

    ♥ ♥
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto! Tenho de experimentar a receita, assim não é sempre molho de natas a acompanhar a massa.
    Ao invés de usar caldo de carne, será que também ficaria bom com caldo de vegetais?

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada por visitares o blog!

    Bem, eu adoro couve-flor, mas nunca tinha ouvido falar disto... vou experimentar com certeza :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. É uma ótima sugestão e tem muito bom aspeto :)

    http://agatadostenis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Vou guardar a receita aqui no pc porque realmente suscitou-me a curiosidade :p

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelos comentários <3
    A comida tem muito bom aspecto!

    Um beijinho,
    http://secretsofablondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gosto deste tipo de alternativas. Vou de certeza experimentar :)

    ResponderEliminar
  9. hum, não gosto de couve, não goste de couve, não gosto de couve ... não sei se me convences ahah

    ResponderEliminar
  10. Até tem um bom aspecto, tenho de experimentar :)
    R: Não, é uma amiga minha ahah Antes apelidava as pessoas com nomes ingleses, mas passou-me pela cabeça mudar tudo para nomes portugueses e assim estão ahaha
    Normalmente, as pessoas da blogo são de Lisboa :p

    ResponderEliminar
  11. Parece-me tão bem!!!!
    Eu nunca fui grande apreciadora de couve-flor porque sempre achei que não tinha grande saber... Mas agora o puré de batata é sempre substituido por puré de couve-flor e millet! É uma delicia. :)

    ResponderEliminar
  12. facil de fazer e deve ser delicioso :)

    ResponderEliminar
  13. Vou experimentar... Também ando numa de alimentação saudável...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  14. Estive quase tentada a experimentar até ter visto o queijo na receita :p
    Mas tem bom aspeto!

    ResponderEliminar
  15. Também não adoro couve flor, mas estou tentada a experimentar!
    Obrigada querida, pela ideia maravilhosa!

    ResponderEliminar
  16. Cá eu adoro todos os tipos de couve, e todas as semanas como couve-flor.
    Nunca fiz molho, mas agora que vejo acho que pode funcionar bem como um dip de tortilhas!!

    ResponderEliminar
  17. Eu sou super fã do molho de natas, não sei se este molho me convence.. x)

    Blog: http://fiftyshadesofpink.blogs.sapo.pt/
    Instagram: @sarafqueiros

    ResponderEliminar
  18. Uma excelente ideia!! Vou experimentar esta receita sem dúvida!!

    ResponderEliminar
  19. Estou curiosa sobre como saberá, um dia ainda me aventuro :p

    ResponderEliminar
  20. Vou guardar esta receita e quando a experimentar logo te digo o que achei! Parece-me uma boa substituta para as natas!

    ResponderEliminar
  21. Que aspeto delicioso *.*

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Couve flor e bróculos são duas coisas que não consigo...

    ResponderEliminar

Subscribe