Como manter o quarto arrumado

fevereiro 24, 2016

Esta era eu quando andava na faculdade: Antes de sair de casa trocava duas ou três vezes de roupa e adivinhem, nesta brincadeira a roupa que não queria acabava por ficar em cima da cama. Quando apanhava a minha roupa limpa do estendal também a pousava em cima da cama. Os sapatos deixava-os num sitio qualquer da casa, o casaco, a mala e tudo o que tinha na mão (livros, fones, chaves de casa...) iam para cima da cama. E na hora de ir dormir? Pegava em tudo e punha tudo para um canto qualquer, para cima da cadeira, ou da secretária ou até mesmo chão se souber que este estava limpo. No dia seguinte era uma correria, nunca sabia onde tinha esta ou aquela camisa apesar de ter a certeza que estava no estendal no dia anterior, nunca sabia onde estava o casaco, a mala, e os objectos mais pequenos como o passe ou as chaves. Calçar era sempre a pior parte, nunca sabia dos meus sapatos, começava sempre por procurar de baixo da cama, depois por baixo de roupas que, eventualmente, estivessem no chão, depois ia procurar na sala, de baixo da mesa, dos sofás, no parapeito da janela, tentava na cozinha e via que tinha a vida mal parada quando estes podiam estar nos quartos das minhas irmãs que eu não queria acordar às seis da manha. As minhas manhas eram caóticas e tudo por culpa minha!

Eu sei que não devem de haver por aqui muitas pessoas como eu, mas adoptei técnicas para manter o quarto arrumado, que milagrosamente funcionam comigo, e quero partilha-las com vocês:

1. Limpeza a fundo: Faço esta limpeza duas ou três vezes no ano, normalmente quando troco a roupa de verão/inverno no armário. Aproveito para deitar fora ou dar tudo o que já não me serve ou que já não gosto de usar. Também aproveito para ver o prazo dos meus cosméticos e deitar fora todos o que já passaram de prazo. Mesmo objectos decorativos que já não goste separo para dar/vender.

2. Um sítio para cada coisa e cada coisa no seu sítio: Esta é a técnica mais fundamental para mim. Depois da limpeza a fundo defini um local para cada coisa, até mesmo para as mais pequenas. A meu ver esta é a chave de tudo, é muito mais fácil no dia-à-dia voltar a pôr as coisas no seu lugar sem perder muito tempo, e mesmo no dia das limpezas é mais fácil voltar a arrumar. 

3. Depois de usar, pôr no sítio: Alienada à técnica anterior, esta vai ajudar a manter o quarto sempre arrumado. Isto serve para tudo, chegamos a casa e o casaco vai para o cabide, os sapatos para a sapateira, a mala para o sítio das malas. Os livros, os acessórios, os cosméticos, tudo para o seu devido lugar depois de usar.

4. Cesto de roupa suja no quarto: Mais uma que é fundamental para mim. Sempre que tirava a roupa suja, atirava-a para um canto atrás da porta, no final da semana a porta já não abria - que vergonha. Por isso comprei um cesto pequeno para pôr a roupa suja. É lindo, combina com o quarto e já não há montes de roupa suja no chão.

5. Fazer a cama: Verdade seja dita, o quarto pode estar impecável que se a cama estiver desfeita dá sempre má impressão. Eu detesto fazer a cama, é uma actividade que cansa-me, irrita-me e esgota as minhas energias. Mas desde que inclui na minha rotina matinal fazer a cama, a coisa até tem resultado mais ou menos bem.

6. Dia das limpezas: Uma vez por semana aspirar o chão e o pó, mudar a roupa da cama, lavar a roupa suja, esvaziar o cesto do lixo e limpar a janela não faz mal a ninguém. E custa muito menos se durante a semana respeitarmos os passos anteriores. 


Estas seis dicas ajudam-me a poupar muito tempo no dia das limpezas e a manter o quarto sempre arrumado e apresentável. E vocês como se organizam na arrumação do vosso quarto? Alguma dica que queiram partilhar? 

You Might Also Like

24 comentários

  1. Eu nisso por acaso sou mesmo muito organizada. Raramente tenho o quarto mal :p

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho sempre o meu quarto arrumado e sigo essas dicas todas! Já o escritório, é outra conversa...!

    ResponderEliminar
  3. ainda estou na fase da desarrumação geral :/

    ResponderEliminar
  4. Agora não tanto mas quando estava na licenciatura tinha alturas assim. Mas confesso que adorava arrumar tudo à sexta-feira.
    Adoro fazer limpezas a fundo e só de pensar nisso fico com vontade de fazer uma :p

    ResponderEliminar
  5. Agora não tanto mas quando estava na licenciatura tinha alturas assim. Mas confesso que adorava arrumar tudo à sexta-feira.
    Adoro fazer limpezas a fundo e só de pensar nisso fico com vontade de fazer uma :p

    ResponderEliminar
  6. O importante é que acabaste por arranjar um processo que funciona contigo :)

    ResponderEliminar
  7. Essas dicas são muito boas, a sério, mas só teoria, não consigo por em pratica xD

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho o meu quarto sempre arrumado, e posso dizer que são boas dicas! :)

    ResponderEliminar
  9. também as uso, porque agora o meu quarto está arrumado e tenho de manter, a única coisa que ainda não fiz a 100% é a limpeza a fundo, mas o meu quarto tem tanta mas tanta tralha que ano passado já consegui melhorar aquilo imenso, falta o restinho que tenho de ter força para fazer este verão!
    é muito melhor viver num quarto limpinho ^^

    ResponderEliminar
  10. Por acaso sempre fui arrumadinha no que toca ao meu quarto (mas também tenho dias maus eheh).

    Acho que passa por aí. Conseguindo cumprir esses passos, estará sempre impecável :)

    ResponderEliminar
  11. O meu quarto está quase, quase sempre arrumadinho! Não me consigo sentir bem nele de outra maneira (:

    ResponderEliminar
  12. Também me ando a tentar esforçar para ter o quarto assim, mas confesso que com a correria do dia-a-dia não consigo ou por vezes alio-me à preguiça!!!

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  13. excelentes dicas! por acaso, eu costumo manter o meu quarto sempre arrumado :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Sofri desse mal durante todo o meu 1ºano de faculdade! Mas desde que comecei o 2º ano que mudei bastante isso e agora ate acho que sou arrumadinha

    ResponderEliminar
  15. Eu odeio um quarto com a cama por fazer, acho que deixa um quarto feio.
    O meu está sempre arrumado e organizado *

    ResponderEliminar
  16. Vou anotar tudo porque sou um bocadinho para o desorganizada...
    Ahah

    ResponderEliminar
  17. É muito semelhante à minha rotina de limpezas. Odeio ter o quarto desarrumado (e a casa em geral), é o meu refúgio!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. São excelentes dicas :) E o bom das tuas dicas é que se adpatam a todas as divisões da casa ;)

    ResponderEliminar
  19. é excelente para mim, eu tenho uma rotina muito parecida com alguns aspectos que apontas-te aqui, dá imenso jeito até mesmo para organizar a mente :)
    - Adorei a publicação!
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  20. Tenho por norma esses hábitos, tirando a roupa acho que tenho demais.
    No entanto o meu problema não sou eu, mas sim o meu namorado que chega do trabalho e nunca arruma as coisas, deixa os sapatos fora do sítio, casaco em cima da cama, como vem cansado não tem paciência para arrumar, então o quarto fica sempre um pandemônio.

    ResponderEliminar
  21. Tem dias que sou mesmo desarrumada, mas é apenas com a roupa, as outras coisas estão sempre impecáveis.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Adorei o teu post , super a par com o meu último :p
    Adoro ter o meu quarto imaculadamente arrumado, adoro mesmo e estas dicas são brutais para quem realmente quer manter o quarto mais arrumado .

    Beijinhos Mó, já te estou a seguir aqui e no insta :*

    ResponderEliminar

Subscribe