Papas de aveia no forno

março 23, 2016

Cada vez gosto mais de comer, assim como, de cozinhar. Esta é uma actividade que apesar de sempre ter gostado, nos últimos meses, tornou-se mais agradável de se fazer. O pequeno almoço, para quem ainda não sabe é a minha refeição preferida. Acordo logo outra, quando sei o que vou preparar e cozinho com mais felicidade apenas de imaginar o sabor do resultado final. É antes de adormecer que penso no pequeno almoço do dia seguinte... Há quem pense no dia exaustivo que teve ou que vai ter, há quem pense em príncipes encantados ou como vai ser a sua vida daqui a largos anos, eu não, eu simplesmente penso no que quero comer no dia seguinte. 

Papas de aveia no forno
Foi, consoante, as opções que tinha em casa que decidi fazer papas de aveia, mas não queria as papas simples e tradicionais, queria algo com menos aspecto de papa, se é que me entendem. Foi então que surgiu a ideia de as fazer no forno e como gosto de acompanhar as minhas papas de aveia com maça, decidi acompanhar com esta fruta. Considero que este seja um pequeno almoço ideal um fim de semana, pois apesar de de ser de fácil preparação, requer algum tempo.




Quantidade: 1 pessoa
Tempo de preparação: 45 minutos

Ingredientes:

  • Quatro colheres de sopa de papas de aveia
  • Leite q.b
  • Canela
  • Duas maçãs

Preparação:

Noite anterior
  1. Coloque a aveia, leite suficiente para cobrir aveia e a canela num recipiente com tampa (tupperuware ou frasco)
  2. Mexa durante uns segundos.
  3. Reserve no frigorífico até ao dia seguinte

De manha
  1. Retire a casca de uma das maças, corte-a aos quartos e coza-a (aproximadamente 10 minutos)
  2. Pré-aqueça o forno a 180 ºC
  3. Retire a aveia do frigorífico e adicione um pouco de leite, caso a mistura esteja demasiado espessa.
  4. Retire a maça da água da cozedura e esmague-a (grosseiramente) com um garfo.
  5. Adicione a maça cozida e esmagada à aveia.
  6. Corte metade da outra maça ao meio.
  7. Retire a casca de uma das metades, corte-a em cubos pequeno e adicione os cubos à aveia. 
  8. Envolva tudo e coloque numa taça, que possa ir ao forno.
  9. Coloque a taça no forno, por entre 25-30 minutos.
  10. Desligue o forno.
  11. Corte a segunda metade da maça em laminas e coloque-as por cima das papas de aveia
  12. Coloque frutos secos a gosto
  13. Ligue o eléctrico por cerca de 3 minutos.
  14. Retire do forno - com cuidado e acompanhe com iogurte e/ou fruta fresca.

You Might Also Like

21 comentários

  1. Nunca experimentei fazer papas de aveia no forno.
    Ficou com um aspeto delicioso *.*

    ResponderEliminar
  2. Tem óptimo aspeto! Ando para provar papas de aveia à imenso tempo mas nunca me lembro de comprar.

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei, mas deve ser ótimo :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma óptima receita! Mas para a experimentar, vai ter que ser num dia de folga, porque 45 min de tempo de preparação ainda é um bocado =P

    ResponderEliminar
  5. Fica com um aspeto extraordinário. So pode ser bom.

    ResponderEliminar
  6. Olha que boa ideia! Não aprecio as papas de aveia tradicionais, por isso talvez goste mais destas. Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  7. Tem muito bom aspecto! Tenho que experimentar um dia destes :)

    ResponderEliminar
  8. nhaaaaaam... tem um aspecto delicioso!
    Espero que tenhas uma boa Páscoa *

    ResponderEliminar
  9. Costumo fazer papas de aveia mas no forno nunca experimentei!! Deve ser bom!

    ResponderEliminar
  10. Aqui está algo que nunca me cativou muito... Não sei, sempre foi algo que nunca me despertou interesse e curiosidade em comer. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto divinal, parece tão saboroso :3

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Acho que não iria gostar, mas é mesmo do meu paladar não se adaptar a essas coisas.... Eu também gostava imenso de preparar o meu pequeno almoço com mais tempo e carinho mas sou uma preguiçosa que só gosta de acordar uns 20 min antes de ter de sair de casa e tenho de fazer tudo a pressa, só tenho tempo para um iogurtinho :(

    ResponderEliminar
  13. Tem óptimo aspecto!
    Adoro papas de aveia e maçã cozida mas nunca tinha pensado em conjugá-las! Tenho que experimentar :)

    ResponderEliminar
  14. Uso aveia na minha alimentação mas nunca experimentei esta receita. Tenho de tratar disso! :)

    ResponderEliminar
  15. acreditas que a aveia me deixa toda descoordenada cá por dentro? :o

    r: obrigadaaa <3

    ResponderEliminar

Subscribe