A Fórmula de Deus

março 15, 2016

Depois de ter adorado ler O Codex 632, aventurei-me na leitura do livro A Fórmula de Deus, de José Rodrigues dos santos. Estava com as expectativas igualmente elevadas, confesso. Após terminar a leitura, não sei se me desiludiu, se superou ou se simplesmente atingiu as minhas expectativas. Deu que pensar e disso tenho a certeza. 

A Fórmula de Deus

A história principal do livro, uma investigação científica baseada num manuscrito de Einstein, está alienada à vida pessoal do historiador - o mesmo historiador do livro O Codex 632. Contudo, neste romance a vida pessoal está mais interligada à investigação, chegando a ser essencial para a investigação.

Este não fala só da ciência, relaciona a ciência com a religião e não só com a cristã. Para além de um bom romance, este livro fez-me lembrar um livro para iniciantes, para quem iniciar-se nas áreas da religião e da ciência, no ramo da física, metafisica, astronomia e por ai... É um livro onde se pode aprender uma imensidão de coisas, mas onde essa imensidão-de-coisas são pontas de algo enorme, repletas de anos de estudos e teorias. Deixa qualquer um, ou pelo menos os mais curiosos, a querer deslocar-se a uma biblioteca e ler alguns dos livros que o autor listou nas notas finais do livro. Isso é óptimo - acho que um livro que capta o leitor a ponto deste querer saber mais e aprofundar os temas que o livro aborda, já é considerado um bom livro. 

Sou química e foi fácil para mim interiorizar e perceber os conceitos e teorias, físicas e matemáticas, que sustentam a obra, acredito que pode não ser fácil para todos, mas também acredito que é um livro cheio de temas introdutórias e acessíveis para quem não percebe nada, mas que tem vontade de perceber. Nem tudo é física e matemática, há partes no livro onde a religião é abordada de forma extensa e ainda assim, foi de fácil compreensão. 

Apesar de achar que partes deste livro estarem extremamente exageradas, considero que seja um bom livro, um livro que deixa a vontade de voltar a lê-lo mais tarde - sim eu gosto de ler os livros mais que uma vez. 

«O segredo da vida não está nos átomos que constituem a molécula, está na sua estrutura, na sua organização complexa. Essa estrutura existe porque obedece a leis de organização espontânea da matéria. E, da mesma maneira que a vida é o produto da complexificação da vida inerte, a consciência é o produto da complexificação da vida. A complexidade da organização é que é a questão-chave, não é a matéria.»



Alguém aqui já leu? O que achou? 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Nunca li nada dele e não me parece ser o meu género :/
    Mas a verdade é que os livros dele são um sucesso (:

    ResponderEliminar
  2. Já li este livro e lembro-me de, na altura, ter gostado bastante da temática e da forma como está escrito!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca li nenhum livro deste autor, mas fiquei curiosa quanto a este. Pode ser que ainda o leia um dia destes :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia... Mas fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nada dele, sempre ouvi dizer que fazia descrições muito longas e então deixei sempre andar. Mas tenho curiosidade porque gostava de poder formar a minha opinião :)

    Beijinhos, Dalila | http://thelostlouboutin.blogspot.pt/ |

    ResponderEliminar

Subscribe