4 coisas que todos os blogues deviam ter

junho 19, 2016

É certo que independentemente da pesquisa que façamos no Google, por exemplo, um dos primeiros resultados é um blogue. Hoje em dia, há blogues sobre tudo e para todos os gostos. Qualquer pessoa que queira e possa ter um blogue é livre para fazê-lo e a verdade é que vai sempre haver alguém interessado em ler. 

Coisas que todos os blogues devem ter

Assim como a escrita, o design do nosso blogue revela um pouco ou até muito sobre nós. E claro que qualquer um é livre para ter o seu blogue como quer, com as cores, o template, os gadgets e widgets que quiser. Mas ou há pessoas que percebem muito do design do blogue e propositadamente removem um item, que a meu ver é essencial, ou não percebe nada de nada e sem querer, puff desapareceu ali qualquer coisa. 

Eu vou falar de 4 coisas que, a meu ver, nenhum blogue devia dispensar e cada vez mais vejo blogues a fazê-lo. 

Data
Este é o item que mais blogues não têm. É estranho para mim, cair de pará quedas num blogue, ler, gostar e não saber se foi escrito no dia anterior ou há cinco anos atrás. Muitos dos blogues que não têm data nas publicações também não têm arquivo (ou algo semelhante que ajude a situar no tempo), muitas vezes não têm comentários e quando têm, os próprios comentários também não têm data. Eu não entendo porque tiram a data das publicações e é mesmo muito raro eu comentar e/ou seguir um blogue que não tenha data, porque eu não sei se é um blogue activo ou abandonado.  

Comentários
Não, não é a falta de comentários. É não permitirem comentários em nenhuma publicação. Eu já vi muitos blogues que não têm o link "Sem comentários" / "x comentários" / "comentários" / "comentar" no final/inicio de cada publicação, (o que pode fazer com que muitas pessoas que leram a publicação não comentem) mas quando clicamos no titulo, lá aparece a caixinha para escrever o comentário. Depois há blogues, que não dá para comentar de todo e eu já reparei que quando isto acontece nem os donos dos blogues sabem que não dá para comentar, porque fazem perguntas ou pedem ao leitor para deixar a opinião e depois simplesmente têm os comentários desactivados nem sabem eles como. 

E-mail / Formulário de contacto
Há muitas pessoas que pensam que não é importante ter um destes dois itens em algum sitio do blogue, mas é. Há muitos motivos para ter um contacto no blogue, o principal é quando alguma coisa no blogue dá erro, um link que não funciona ou até mesmo os comentários estarem desactivados, há sempre um seguidor/leitor que avisa por e-mail. 

Botão / gadget seguidores
Esta é a menos importante, mas não deixa de ser importante. Claro que dá sempre para copiar o link e colar lá num sitio da nossa pagina inicial e seguirmos o blogue na mesma, mas nem todas as pessoas sabem disso e mesmo quem sabe não se dão ao trabalho. Eu falo por mim, quando estou a aceitar e retribuir comentário não tenho a pagina "home" aberta, por isso tenho de abrir uma nova página, tenho de copiar o vosso link e ir lá colar e muitas vezes já tenho qualquer coisa no "Ctrl + c" e lá tenho de ir abrir o bloco de notas para não perder o isso e só depois é que poso começar a seguir o tal blogue. Não é que dê muito trabalho e que perca muito tempo com isso, mas é pouco funcional. 

Estas são as quatro coisas que acho que todos os blogues deviam ter, porque facilita muito a vida de quem vos lê, quer seguir-vos e interagir convosco. O que vocês acham que não pode mesmo faltar num blogue?

You Might Also Like

31 comentários

  1. tenho tudo hehehe ja acho que sou uma boa bloguer hahah brincadeira

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente eliminei o botão de seguidores por não gostar de ver no template.:)

    ResponderEliminar
  3. Não tenho data no meu blogue porque ainda não encontrei uma forma harmónica de o incluir no design do blogue.
    Btw o design do teu blogue está incrível, fiquei fã.

    Giveaway de um colar de 2 camadas com a Born Pretty ♥

    ResponderEliminar
  4. Também considero estes quatro pontos muito importantes! Gosto de blogs simples e práticos! :)

    ResponderEliminar
  5. O que não pode mesmo, mesmo, mesmo faltar num blog? Criatividade, jeito para escrever e cuidado com a ortografia. Ou seja, motivos para ler e seguir o blog. O resto, mais pormenor menos pormenor, ajeita-se!

    ResponderEliminar
  6. As três primeiras acho importantíssimas, a última nem tanto visto que sou o contrário de ti: tenho a página inicial do Blogger sempre aberta e acho bem mais fácil seguir através de lá. A primeira eu normalmente tento guiar-me pelos comentários, o problema é quando não existem ainda comentários. Sobre a segunda... há uma opção, quando estamos a fazer um post, de proibir os comentários. Eu fiz isso uma vez porque era uma publicação que eu só queria guardar para mim. Nunca me aconteceu os meus seguidores não conseguirem comentar. Quanto à terceira... importantíssima. Odeio ter que andar a perguntar se têm e-mail...

    ResponderEliminar
  7. O meu tem tudo :)
    Mas eu não percebia muito nisso, preferi pagar para que me deixassem tudo em condições...

    ResponderEliminar
  8. Também fico sempre confusa quando um blog não tem data nos posts. Mas geralmente vê-se pela data dos comentários :)

    ResponderEliminar
  9. Sim, tens razão, estas coisas são essenciais no blogue

    ResponderEliminar
  10. Que ótimas dicas. Para quem está a começar são bastante úteis. Fui logo verificar se no meu blog faltava alguma coisa :)

    Beijinho e boa semana

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. acho todas super importantes. tenho a mesma opinião com o teu primeiro ponto. gosto sempre de saber quando são publicados.

    ResponderEliminar
  12. Muito boas essas dicas, adoro posts assim!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  13. obrigada pelo comentário <3
    concordo plenamente com este listinha e tenho tudo :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Concordo muito com os comentários. Por vezes há publicações que quero mesmo comentar e não dá...

    ResponderEliminar
  15. O meu blog tem tudo! Estou a vingar na vida :D ahahah

    ResponderEliminar
  16. Nunca tinha pensado nisso... A data acho que é obrigatório. Dar ou não para comentar não me faz tanta diferença... Não sei, acho que quando gosto do que leio, o resto é secundário =P

    ResponderEliminar
  17. Concordo com os três últimos mas, quanto à data, é-me indiferente. Eu não a coloco nas minhas publicações por uma questão estética e não acho que faça falta. Mas, em contrapartida, tenho arquivo e acho isso imprescindível para perceber se o blogue é atualizado com frequência ou não :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo com tudo, mas a data é fundamental. Não vou seguir um blog inativo à anos mas nesse caso também acontece algo que detesto que é as pessoas não perdem 5 minutos apenas para dizer que não voltam ao blog. Acho que é o mínimo visto que há sempre alguém que vai lá ler o que se publica.

    ResponderEliminar
  19. De facto são 4 coisas bem importantes :)

    ResponderEliminar
  20. São óptimas dicas, principalmente para quem está a começar. Fui logo conferir se tinha tudo ;)
    Beijinho

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Não poderia estar mais de acordo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Não poderia estar mais de acordo!!
    Segui o blog fofinha!
    Beijinhos,

    https://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Boa dicas, para quem é caloiro na blogosfera são muito importantes :)

    Beijinho querida, boa semana! *

    ResponderEliminar
  24. Acho que tenho tudo o que disseste :p Para mim o pior é a data porque muitas vezes vou a blogues pela primeira vez e não tem nada e eu fico a pensar se devo ou não comentar porque não sei há quando tempo foi escrito.

    ResponderEliminar
  25. Também me faz confusão a falta da data!

    ResponderEliminar
  26. Obrigada pela dica, vou já ver se me falta alguma coisa ;)
    beijinho
    http://her-concept.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Concordo 100% contigo, é um essencial!

    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar

Subscribe