Poupar no regresso às aulas

setembro 09, 2016

Para muitos de nós, o mês de Setembro assinala o final das férias e o regresso às aulas. Independentemente do grau de ensino, o regresso às aulas acarreta, sempre, gastar dinheiro em material escolar. Gastar muito ou pouco no material depende sempre do ano que vamos frequentar, do curso mas também de nós.

flores cor de rosa bloco de notas

Já disse uma vez aqui no meu blog que, quando for mãe vou ensinar aos meus filhos que o regresso às aulas não é sinónimo de consumismo. Claro que esta é um tarefa complicada, devido ao mercado que, neste mês,  foca todas as atenções ao regresso às aulas, aos anúncios que fazem as crianças acreditar que serão mais fixes se tiverem esta mala ou aquele dossiê ou até mesmo às promoções que muitas vezes fazem-nos gastar mais do que inicialmente queríamos.

Hoje decidi deixar aqui, sete dicas que tenho usado desde o secundário, para poder poupar nesta época do ano.

Conheçam-se

Antes ir às compras e comprar tudo e mais alguma coisa que vos possa servir para isto ou para aquilo conheçam-se. Saibam se preferem levar para a escola dossiê ou cadernos, A4 ou A5, se em casa estudam a escrever a matéria, ou se são mais de ler, se preferem escrever com lápis ou lapiseira, com esferográficas de gel ou não. Parece cliché, mas saber estas pequenas coisas pode evitar que comprem alguns materiais por impulso, material esse que ao fim de uma ou duas semanas vai ficar esquecido em casa, e evita também que mais tarde tenham de voltar à loja para comprar material que mais se adequa aos vossos métodos de estudo.

Façam uma lista

Depois de pensarem um pouco sobre os vossos métodos de estudo comecem a fazer uma lista de tudo o que precisam. Não há contras nenhuns em relação a fazer uma lista no entanto não faltam prós. Fazer uma lista pode dar-vos uma noção de quanto vão gastar e impede-vos que se esqueçam de alguma coisa ou que comprem coisas que, na verdade não precisam.

Reutilizem

Depois da lista feita ponderem reutilizar o material do ano anterior. Neste campo tudo pode ser reutilizado, desde a mala à lapiseira. O meu conselho é que usem tudo até ao fim. Quantos de nós não chegou ao final do ano letivo com o caderno de português a meio? O que faço nesses casos é continuar a usar o mesmo caderno, para a mesma disciplina / cadeira. Porque, se pensarmos bem, as disciplinas do 11º ano são continuação das do 10º ano, certo? Isto não acontece só no secundário, acontece no 2º e 3º ciclos e até mesmo na faculdade. Este método também facilita o estudo, porque têm as bases ou matérias complementares mesmo ali à mão. Nesta fase, ponham todo o vosso material escolar "antigo" à vista, vejam o que pode ser aproveitado e começam já a riscar coisas da vossa lista.

Peçam emprestado

Caso tenham irmãos mais velhos é muito fácil usar materiais em segunda mão. Já perdi a noção das vezes que as minhas irmãs davam-me cadernos, dossiês, resmas de folhas, canetas entre outros matérias que por algum motivo, compraram e acabaram por não usar. Usem também os livros escolares dos vossos irmãos mais velhos, caso sejam iguais aos vossos, mesmo que estejam muito rabiscados e em mau estado, se não faltarem folhas usem-nos, vão ajudar os vossos pais a poupar muito dinheiro. Também podem pedir os manuais emprestados, caso tenham amigos que tenham concluído, à pouco tempo, o ano que vão frequentar.

Segunda mão

A oferta de livros escolares em segunda mão é imensa. Caso não consigam os manuais emprestados, ponderem comprar todos os que conseguirem em segunda mão. Os livros de leitura obrigatória, no 3º ciclo também podem ser facilmente encontrados em sites / lojas de segunda mão a preços bastante reduzidos ou também podem ser requisitados em bibliotecas. Quanto aos livros da faculdade, já encontrei alguns para o meu curso a um preço acessível no Amazon, mas também os podem requisitar em bibliotecas.

Comparem os preços

Este ponto depende da zona do país onde vivem, sei que há zonas com mais oferta que outras, mas caso tenham mais que uma superfície comercial onde possam adquirir o vosso material escolar, comparem os preços online antes, se possível. Desta forma ficam com uma noção mais exacta de quanto vão gastar, escolhem as coisas com calma e quando chegarem à loja já sabem exatamente o que escolher. Poupam dinheiro, tempo e às vezes paciência.


Vendam

Este ponto não vos ajuda propriamente a poupar, mas é uma maneira de reaver parte do dinheiro que já gastaram em material escolar. A verdade é que vender livros escolares a um preço acessível ajuda também algumas famílias que não têm capacidade de comprar todo o material escolar novo. Por isso, antes de guardarem os vossos livros escolares no sotam, poderem vende-los, há sempre alguém que vai ficar muito agradecido e vocês poupam em espaço e revêm algum dinheiro.

Eu não sei como funciona, muito bem, o primeiro ciclo do ensino básico (1º ao 4 ano), por isso estas dicas aplicam-se mais a partir do quinto ano, onde as crianças já têm liberdade para escolher o seu material. Espero que seja útil para alguém e não deixem de partilhar, aqui nos comentários, como vocês costumam poupar nesta altura do ano.

You Might Also Like

39 comentários

  1. Concordo contigo. Eu reutilizo imenso aliás nunca comprei lápis de cor nem marcadores para as aulas de visual porque sempre fui acumulando desde o primeiro ano. Ainda hoje tenho em casa uma caixa gigante cheia de lápis e coisas do género, inclusive os cadernos foram todos aproveitados de ano para ano. E claro vendo os meus livros todos no olx e se possível compro-os lá :)

    ResponderEliminar
  2. Que ótimas dicas :) Muitos pais deveriam ler, para não se deixarem levar pelo consumismo que falas.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Óptimas dicas! :) Concordo contigo quando tiver filhos também quero que percebam isso que dizes, mas como também dizes com tudo o que são bombardeados na televisão e nos outros colegas acabam por sentir que são menos, e por vezes são até discriminados se não tiverem tudo novo e "topo de gama"! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas!! Não podia concordar mais!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  5. Adorei o blog! Já estou a seguir!

    Participa no Giveaway que está a decorrer no meu blog! Giveaway Kylie Matte Lipstick

    ResponderEliminar
  6. No poupar é que está o ganho! Bom domingo.




    Isabel Sá
    Brilhos da Moda




    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas! A de comparar preços é a que tem de ser mais levada em conta e que muitas vezes esquecemos-nos. Gostamos tanto de uma coisa que a queremos comprar logo e depois acabamos por descobrir que havia igual e mais barato noutro lado.
    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu fui repartindo as compras por vários meses...Desde Julho.

    ResponderEliminar
  9. Adorei as tuas dicas! E concordo com tudo o que aqui disseste!
    Acho que é tão bom fazer uma boa gestão do nosso dinheiro, principalmente nesta altura (todos precisamos)!
    Post super útil, adorei :)

    Beijinhos, Beatriz ♥
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Bem, eu já há alguns anos que não regresso às aulas, mas deixaste aqui bons conselhos (=

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas para quem vai voltar as aulas :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  12. Eu gostava de pegar as folhas em branco de cadernos antigos e depois fazer um novo. Me sentia super "amiga do meio ambiente"!
    Gostei do post!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas, gostei bastante dos assuntos abordados.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
  14. Excelentes dicas para juntar um dinheirinho!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Achei super válidos cada dica que você deu, eu mesmo não me dou muito bem com poupar, mas acredito que um dia vou conseguir rs.
    Amei o blog, uma fofura. Um beijo.
    www.esteticando-se.com

    ResponderEliminar
  16. Já faz um tempinho que não estudo, mas gostei muito das suas dicas. Já comprei muitos livros usados e vendi os meus livros antigos quando era aluna, era uma grande economia.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderEliminar
  17. a unica coisa q tinha msm d comprar tds os anos eram capas ou cadernos, aproveitava os q ficavam a meio para fazer os resumos em casa ou para alguma coisa coisa mas tinha d levar sempre novos para as aulas

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pelo comentário <3
    Adorei as dicas! Confesso que sempre fui um bocadinho "consumista" no que toca ao material escolar. Mas tenho vindo a melhorar ao longo dos anos e, principalmente desde que vim para a faculdade, tenho mudado isso e tenho comprado apenas o essencial :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  19. Acho que toda a gente gosta de comprar material escolar novo, mas poupar é super importante. Já sigo maior parte das tuas dicas, desde o meu 9º ano.
    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
  20. Um post cheio de dicas, com certeza vai ajudar muito! Eu quando andava na escola fazia algumas das coisas que tu indicaste :)
    Bom post, beijinhos!


    http://missweetie.blogspot.pt/2016/09/oquecomprar.naprimark.html

    ResponderEliminar
  21. Que ótimas dicas! Sem dúvida que vender os livros é muito benéfico, não só para quem vende como para quem compra :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Eu vendi os meus livros do secundário por um preço bastante acessível, e para além de fazer a rapariga mais feliz por ter poupado também ganhei algum dinheiro e despachei-os logo!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. O início do ano lectivo é sempre muito agitado, é bom ter um plano :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  24. Este post é super útil! Dás as dicas que toda a gente conhece, mas que parece que quando chega a esta altura se esquece. E nunca é demais relembrar. Eu faço sempre isso, e o de pedir livros emprestados, já é tradição ahah Para quê comprar, se alguém tem iguais parados?

    Beijinhos,
    VerdadeQueridaBlog / Facebook

    ResponderEliminar
  25. Concordo imenso com as tuas dicas!! A que pratico mais é mesmo a de vender os meus livros e comprar os de outras pessoas. Poupo imenso dinheiro, uma vez que os livros da faculdade são super caros :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito deste post! Acho que focaste pontos muito importantes!

    ResponderEliminar
  27. Para o ano irei seguir aqui os teus conselhos :D
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  28. Adorei!! Penso sempre nessas coisas quando vou comprar o material escolar, e vou sempre às minhas gavetas ver o que tenho de anos anteriores! Desde que começou a faculdade que não tive de comprar canetas, nem vou ter de comprar tão cedo

    ResponderEliminar

Subscribe