10 coisas que não gosto num blogue (1/2)

setembro 02, 2016

Mesmo fazendo pausas mais ou menos longas, eu sou blogger há sete anos. Em sete anos muitas coisas aconteceram aqui na blogosfera. Eu já tive imensos blogues e já segui mais blogues que aqueles que alguma vez imaginei existirem. Já fui plagiada e consequentemente já denunciei blogues. Já tive blogues preferidos assim como já esbarrei em blogues que não gostava nem um pouco. A verdade é que ao longo destes anos, mesmo sem querer, estabeleci um padrão.

apple notebook boy reading the newspapper
Nunca julguei um livro pela capa, assim como nunca vou julgar um blogue pala aparência, o que importa é o conteúdo - e isso todos nós sabemos - mas seria hipócrita da minha parte afirmar que não existem designs ou elementos, que alguns blogues possuem, que me fazem não querer estar naquele blogue, não querer ler a publicação e fechar a janela o mais rápido possível.

Fundo preto / escuro

Esta é a primeira coisa que qualquer pessoa repara quando entra num blogue. Eu não sei se sou a única, mas faz-me imensa confusão ler textos em fundos escuros e letras brancas. Perco a concentração, começo a trocar letras, a saltar palavras e perco-me na linha em que vou. Ao fazer muito esforço, começa-me mesmo a doer a vista, por isso quando eu gosto de um blog e o fundo deste é escuro eu evito ler publicações longas.

Layout cheio e confuso

A blogger disponibiliza gadgets e widgets a torto e a direito, mas isso não quer dizer que tenhamos de usar todos, ao mesmo tempo, no mesmo blogue! Ninguém nunca vai ler tudo o que vocês têm escrito na barra lateral / rodapé. Ninguém nunca vai clicar em todos os links que vocês têm lá, por isso, simplifiquem. A contar que uma barra lateral muito cheia, muito colorida, com gifs e os mais afins rouba o foco da vossa publicação.

Janelas pop up

Só sou eu que respiro fundo a cada vez que entro num bogue e de repente fica escuro e aparece uma janela para seguir o Facebook / subscrever o blogue? Digam-me que não sou a única. Muitas vezes eu estou a entrar um blogue pela primeira vez e já estão a pedir para seguir! Como assim?! A minha opinião sobre isto é só uma: produzam conteúdo de qualidade, é a melhor maneira de aumentar o número de seguidores / subscritores.


Blogues que demoram muito tempo a carregar

Esta pode parecer a mais picuinhas de todas e talvez realmente seja, mas a verdade é que há blogues que demoram tempo de mais a carregar. Normalmente são blogues que têm muitas imagens por publicação e até as imagens carregarem todas eu já perdi a vontade de ler o quer que seja.


Botão «Ler Mais»

Não é o botão ler mais que me irrita, eu mesma o uso quando tenho uma publicação com muitas imagens. Eu penso que, se alguém não quiser ler uma publicação minha que tenha muitas imagens, não tem de levar com as cinco mil imagens até chegar à publicação seguinte e é para isso que eu uso este botão. O que realmente me irrita é quando estou a ler uma publicação que está cortada, carrego no «ler mais» e descubro que o que estava por de trás desse «ler mais» era uma frase. Uma única e simples frase com meia dúzia de palavras. Todos nós sabemos que isto se faz para se ter mais visualizações por publicação, mas estão assim tão desesperados por cliques?!

Eu ontem fiz uma lista de dez coisas que não gosto de ver num blogue, a verdade é que não imaginava que ficasse tão extensa, por isso decidi dividir em dois. Lembrem-se que isto é só o que eu acho e cada um tem o seu blogue como quer. Caso gostem deste tipo de publicações, convido-vos a ler as 4 coisas que todos os blogues deviam ter e deixem nos comentários coisas que também vocês não gostam de ver num blog, afinal não se pode agradar gregos e troianos, certo?

You Might Also Like

35 comentários

  1. Ainda me lembro quando usava fundo escuro no blog..
    Melhor que deixei isso mesmo, ficava feio e impossível de ler mesmo.

    Mia
    http://amelhoramigadototoro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Relaciono-me com algumas das coisas, principalmente as duas primeiras.
    Em relação ao botão ler mais, no caso em que falas deve-se provavelmente ao tema que a pessoa tem (o que é o meu caso), isto é, há temas na internet que têm como pré definição para todas as publicações o botão ler mais, mesmo que não o incluas na publicação (quando a estás a escrever). Resumindo, pelo menos eu não o faço por visualizações, de todo. Vejo-o como um inconveniente do meu tema e se soubesse tirava-o, mas não acho suficiente para mudar de tema.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que haviamos de receber notificações quando alguém responde a um comentário que deixámos noutro blog! Por exemplo, só saberei que me respondeste a este comentário se vier aqui ver! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Picuinhas, pá! :P Também não gosto de esperar por blogs que demorem muito a carregar. Outra coisa da qual não gosto é a música embutida no blog da qual não consegues fugir até que acabe. Nervos!

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente, também não aprecio fundos escuros, não pela questão da desconcentração, mas porque sinto que acaba por tornar o blogue mais pesado, mesmo quando o conteúdo é o oposto. Essas janelas pop up também me tiram um bocadinho do sério. Outra coisa que não gosto são, precisamente, blogues muito cheios, com imensa cor e berloques! Gosto de algo mais simples.
    Em relação ao botão "ler mais", realmente não faz muito sentido tê-lo quando depois só será apresentada mais uma frase. É uma ferramenta que utilizo muitas vezes, mas quando sei que vou fazer publicações mais longas e/ou colocar muitas fotos. Acho que é uma forma de manter o blogue mais organizado e visualmente funcional.
    Naturalmente, o conteúdo será sempre o mais importante. E tudo isto variará de pessoa para pessoa

    ResponderEliminar
  6. Há coisas que de facto também me chateiam como quando os blogues têm música e normalmente são muito chatas...

    ResponderEliminar
  7. Sobre as janelas pop up: não, não és a única que respira fundo

    ResponderEliminar
  8. Sim! Concordo com isto tudo! Eu tento ter um blog simples, mas à media que o meu blog foi crescendo, vou tendo parecerias e pedem-me para meter imagns e links na barra lateral. e eu meti. como tenho um layout muito simples acho que nem fica mal... :)

    adorei o teu blog! mesmo! e vou já seguir! gostava muito que visitasses o meu blog e que me seguisses também!
    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Não gosto de algumas coisas que referiste e quando encontro um blog com o tamanho da letra muito pequeno!

    ResponderEliminar
  10. Nunca utilizo o «ver mais» ... e só agora com a tua publicação me apercebi dos «mais cliques»

    ResponderEliminar
  11. Pensava que o fundo preto/escuro só me fazia confusão a mim e também não gosto de blogs que demorem demasiado tempo a carregar, por vezes penso que também pode acontecer no meu blog.
    Estou ansiosa para ver o 2/2, ficarei atenta :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. A última é mesmo das que me irrita mais! É demasiado frequente...

    ResponderEliminar
  13. Aii, sou igual! Para além dessas janelinhas pop up, é mesmo, assim do anda começar uma música e passar uma eternidade à procura do botão de desligar. Saio logo do blog...

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo, Mónica! A mim, de todos esse, o que me irrita mais é o botão "Ler Mais".
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Realmente se tem uma coisa chata sao as janelas pop up, isso deixa qualquer um desmotivado a estar no blog.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
  16. obrigada pelo comentário <3
    concordo com algumas destas coisas :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. tambem odeio as janelas pop up... qt ao botao ler mais eu uso-o mas pq acho q um blog com as publicaçoes tds seguidas fica mt extenso... assim le-se o post todo e por baixo tem logo os comentarios para tambem saberem os que as outras pessoas gostaram... ha posts que sao demasiados longos e acho q n faz sentido te-lo td ali exposto, pode haver pessoas q n gostam... assim numa pagina inicial tem 5 publicaçoes recentes (no meu blog) e caso queira ler alguma basta carregar ou no titulo ou no suposto botao d ler mais... eu prefiro um blog assim...
    claro q aqeles blogs q mts vezes apenas apresentam uma imagem ou uma frase ja n faz sentido essa opçao mas para aqeles q tem posts mais longos como o meu acho q faz mt mais sentido... pq tamb n gst d ver um blog onde alguns posts tem a opçao d ler mais i outros n... na minha opiniao isso acaba por ser um pouco confuso

    ResponderEliminar
  18. Identifiquei-me contigo! E é isso que tento não fazer no meu blog ahaha

    Beijinhos,
    VerdadeQueridaBlog / Facebook

    ResponderEliminar
  19. Também concordo demais com tudo isso! Acho que o pior de tudo são as pop-up!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  20. Oii, sabe que eu compartilho de todos essas ideias com você, mais a pior de todos para mim é os pop up. Nossa terrível. Não gosto mesmo!

    Beijinhos
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderEliminar
  21. Boas escolhas, concordo contigo :) Beijinho grande Mó, bom domingo!

    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  22. Concordo com todas as que disseste, sendo a primeira a mais grave pois quando acabo de ler um texto mais longo fico alguns, bons, minutos a ver tudo esquisito e com a visão completamente alterada, o que é super desconfortável! Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  23. Subscrevo estas 10 coisas! Tal e qual!

    ResponderEliminar
  24. Concordo com todos os pontos a que te referes, venham os próximos :)

    R: Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  25. Obrigada pelo comentário <3
    Concordo totalmente contigo!! Estas coisas, para mim, também são um bocado chatas. Principalmente as janelas pop up!! Detesto chegar a um blog (ou um site até) e ter logo não sei quantas janelinhas a aparecer para pôr gosto aqui e ali ...
    Adorei o post :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  26. Concordo. Tem coisas que são horriveis, as vezes entro em um blog e a poluição visual com tantas cores não ajuda e preciso sair sem nem mesmo comentar.
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pelo comentário!
    Já segui!
    Concordo contigo em tudo. Eu tenho o botão para "ler mais", mas primeiro faço uma "introdução" à publicação e, depois, coloco o "ler mais" para continuar a publicação!

    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Também detesto fundo escuro!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Acho que layout cheio e janelas pop up são as piores coisas.
    Não dá vontade de voltar né!
    Gostei muito do seu blog e das imagens dos posts! ♥
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
  30. Então não sou a única que se irrita com o "ler mais"? kkkk. Tb não gosto dos outros itens.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderEliminar
  31. Concordo com todos os seus itens. O botão "ler mais" me irrita porque geralmente tem que carregar a página toda de novo quando clicamos nele, eu começo a ler o post e quando clico no "ler mais" acabo demorando um tempo até encontrar onde parei a leitura.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderEliminar
  32. Já vi tantos blogs com Layouts cheios de widgets e etc, que fiquei parva com tanta coisa. 1ª fica difícil encontrar o que queremos e depois acho que ter tanta coisa amontoada, vai distrair um bocado o leitor do resto do blog. Se calhar, até é algo interessante, mas depois de cansados daquilo, já não vemos mais nada.. :/

    #Minimalistic4ever ahah :P

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Também não tenho paciência para estas coisas. Os blogues pretos às vezes ainda leio mas depois fico com a visão tão afetada que não volto lá :p

    ResponderEliminar

Subscribe