10 coisas que não gosto num blog (2/2)

setembro 05, 2016

Tal como disse na publicação anterior, as dez coisas que não gosto de ver num blog estariam divididas em duas publicações, para não criar uma publicação muito grande. Para quem não leu a primeira parte desta publicação, pode fazê-lo aqui: 10 coisas que não gosto num blog (1/2).

apple notebook girl in swinwear
Nesta seleção de cinco coisas, apenas a primeira é sobre o design do blogue, as restates quatro já dizem respeito a publicações, por isso, são coisas mais raras, mas existem, acreditem.

Leitores de música

Isto de ter leitores de música no blog é uma moda antiga, eu também já tive num dos meus blogues antigos, mas nunca em auto-play. Eu sei que ter música no nosso blog é uma maneira de nos dar a conhecer, sem ser pela escrita e isso é ótimo. Mas existem três contras: o auto-play, isto não é dar a conhecer o vosso gosto musical é impingir a uma pessoa que vocês nem sequer conhecem (em principio) as músicas que vocês gostam; o peso: quem tem estes leitores pode pensar que não, mas eles pensam e atrasam o carregamento do vosso blog deixando-o lento; os sustos! Eu não devo ter sido a única a assustar-me com uma música que parece que vêm do além, ou sou?

Publicações grandes sem parágrafos

Para mim, não há nada mais desmotivante que começar a ler uma publicação e estar a gostar, mas à medida que o texto avança não há parágrafos e faço scroll e o texto nunca mais acaba e não há quebras no texto, parece que abriram o editor e vomitaram simplesmente o texto lá para dentro. Eu não gosto, é como ler um livro sem capítulos, para mim não dá. 
  

Texto centrado

Não consigo ler textos com mais de três / cinco linhas centrado. Para além de achar que não fica giro, textos nesse formato desconcentram-me.

Muitas imagens semelhantes

Esta situação é muito frequente em dois tipos de publicações. Uma delas é nas publicações de looks, eu gosto muito destas publicações, de ver os diferentes estilos, de reparar nos pormenores, de inspirar-me em alguns, o que eu não gosto é a falta de poder de seleção que algumas meninas têm. Eu compreendo que dá trabalho fazer as fotos, que gostaram de imensas e querem publicar quase todas, mas mais que dez fotos de um único look é demais. A outra são as publicações de viagens ou de algum sitio giro que foram, também é um tipo de publicação que eu gosto de ver, gosto de conhecer o mundo através de vocês e das vossas descrições, o que acho que não é necessário é publicarem dez fotos do London Eye só porque não conseguiram escolher uma ou duas.

Abreviaturas

Esta pode chocar algumas pessoas, mas sim, há blogues que têm abreviaturas. Eu já soube falar essa lingua mas já não sei mais, é a lei do uso e do desuso, certo? Demoro tanto tempo a tentar entender uma frase que sinto-me uma criança a aprender a ler. A sério, acho que é uma falta de cuidado enorme do blogger, uma publicação deve ser escrita com algum cuidado, quer a nível linguístico e visual.

Não estou aqui a julgar ninguém e volto a dizer que cada um tem o seu blogue como quer, até porque somos todos diferentes e o que eu não gosto / gosto outra pessoa pode gostar / não gostar.

You Might Also Like

37 comentários

  1. O ponto que mais me identifico é o de textos grandes sem parágrafos. Sinto o mesmo que tu, acaba por me desmotivar a continuar a ler.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com tudo!
    Beijinhos

    Mia | my-world-vibes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo! Eu também ponha música no blog, mas hoje já não gosto nada disso, acaba por ser irritante!

    ResponderEliminar
  4. Foi precisamente por esses contras que deixei de ter leitor de música no blogue.
    A mim também me faz extremamente confusão ler textos muito longos sem parágrafos. Torna a leitura pesada, o que faz com que não lhe atribuamos a qualidade que até pode ter. No meu primeiro blogue, escrevia textos com parágrafos, mas não fazia quebra entre eles. Se isso me começou a cansar, sem parágrafos era pior ainda.
    Relativamente ao texto centrado, esse também é o meu limite.
    Confesso que tenho sempre dificuldade em selecionar as fotografias para as minhas publicações sobre viagens e/ou sobre espaços que visito, isto porque tiro sempre bastantes e depois torna-se complicado escolher um número reduzido No entanto, procuro sempre colocar fotos diferentes.
    Nas mensagens, e isto já há vários anos, cheguei a usar abreviaturas, agora a escrever um texto não consigo. Tal como tu referes, e bem, a publicação tem que ser escrita com cuidado.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a maior parte, em especial com os leitores de música.

    ResponderEliminar
  6. Adorei este post e penso mesmo que é bastante útil uma vez que quando se cria um blog queremos abranger um maior número de pessoas possíveis e não afugentá-las!
    Beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/09/uma-escova-de-dentes-6-usos-diferentes.html

    ResponderEliminar
  7. Já tinha gostado imenso do outro post e este não fica atrás! Realmente estas coisas fazem logo com que a nossa atenção desapareça e só nos faz querer sair do tal blog :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  8. concordo menos com o texto centrado, adoro :)

    ResponderEliminar
  9. Não podia concordar mais contigo em relação a este post... Na verdade não encontro nada a acrescentar nele. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Blog com abreviaturas?
    Oh meu Deus, lá anda o Camões às voltas no túmulo...

    ResponderEliminar
  11. Partilho da mesma opinião! Há blogs que nem tenho vontade de ver por causa das coisas que enunciaste em cima!

    xx Rita | O blog da Ritinha

    ResponderEliminar
  12. Vou ter que concordar contigo em tudo! O pior, para mim, são mesmo os leitores de músicas.. tiram-me do sério!

    Eu nunca vi um blog com abreviaturas, mas também se vi-se, não lia mais, já não tenho idade para essas coisas! (risos)

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Pessoalmente os leitores de música chateiam-me imenso

    ResponderEliminar
  14. Magnificent !
    kiss, Laure
    www.luxetoutou.com

    ResponderEliminar
  15. Abreviaturas também não faz muito o meu género.

    ResponderEliminar
  16. Das 10 coisas que referiste só falho em duas: falta da data (não consigo pô-la, isso dá-me um desconto?) e o texto centrado (porque acho que no meu tema não fica mal). De resto, 100% de acordo em tudo!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  17. Dos pontos que mencionaste, os mais me levam a não ler uma publicação são os 2 últimos.

    ResponderEliminar
  18. Uiii, das coisas que mais me irrita é abrir um blog, ouvir uma música, tentar perceber de onde vem e procurar tirar o som. Acho mesmo que é dos aspectos que não traz nada de bom a um blog. Já para não falar dos outros pontos que mencionaste. Pessoalmente, o que menos gosto de ver são erros ortográficos. Já agora, escreves muito bem :D
    Beijinhos grandes Mó :D ❤
    EVENING BREEZE | GIVEAWAY KIT NYX - ANIVERSÁRIO

    ResponderEliminar
  19. eu faço publicações grandes sem parágrafos ahahaha me djisculpiii, caraaa!! :p mas de resto, concordo :)

    r: obrigadaaa :)

    ResponderEliminar
  20. Não podia concordar mais contigo. Também odeio essas coisas nos blogs e respetivos posts.

    xx, Edna
    Mercury Rose

    ResponderEliminar
  21. Adorei o post! Sem dúvida consigo identificar com muitas das coisas que aqui escreveste, os leitores de música automática sem duvida é o que me aborrece mais!

    Muitos beijinhos,
    Frou Frou | by Fi

    ResponderEliminar
  22. Concordo com todos os pontos que referiste, mas assustar-me com as musicas, ler textos gigantes (perco-me a meio) e abreviaturas (para mim é chinês) são os pontos com que mais me identifico.
    Beijinhos ❤

    Alegria das cores

    ResponderEliminar
  23. Nunca me relacionei tanto com um post

    http://blossomdemargarida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. leitores de musica num blog as vezes pode saber bem, por exemplo uma mais calminha a condizer com algum texto, e atençao um texto i n uma publicaçao... acho q uma publicaçao como esta p.e n tem porque ter musica, eu n gst nd d ler blog i estar a ouvir musica, se tiver a radio ligada desligo so para ler o blog, e sim eu tamb ja m assustei bastante com blogs/sites com musica em autoplay

    acho q nc vi uma publicaçao enorme sem qualqer paragrafo, mas sim cansa imenso, as vezes ate com paragrafos

    texto centrado n m encomoda, mas acho mais bonito quando e ajustado, e imagens semelhantes tamb acho escusado, ao fotografar um look podiam fotografar d angolos diferentes em sitio diferentes n sei, as vezes parece q estao tds iguais

    abreviaturas, bem peço desc por estar a escrever com elas, escrevo sem pensar praticamente n e por mal... contudo no blog n o faço, alias tenho imenso cuidado nessa parte pq realmente um blog com abreviaturas n tem d todo qualqer cuidado

    ResponderEliminar
  25. Podia ser um texto escrito por mim, curiosamente também não gosto de ver um blogue com esses pontos...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  26. Concordo contigo mas de todos o que me irrita mais é mesmo o leitor de música :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Verdade, a música nos blogs penso que já não faz sentido nos dias de hoje. E concordo completamente no que dizes das abreviaturas, penso que ainda não vi nenhum com abreviaturas, mas também sou nova nisto, no entanto se vir não é algo que me agrade.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Concordo contigo, Mó! Não gosto, principalmente, de publicações grandes sem parágrafos.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Concordo com alguns dos seus pontos de vista. Adorei o post! Beijoss

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Esses itens até que não me irritam tanto, rs. E meus posts são todos centralizados O_O, pois acho que combina mais com meu layout. Vou ver como fica justificado.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderEliminar
  31. Tenho de concordar contigo. Há certas coisas que não suporto em blogs, e leitores de música são a minha maior dor de cabeça.

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Concordo! E confesso que também não gosto muito do "Ler mais". Gosto de blogs simples! :)

    ResponderEliminar
  33. Hello Hello :) cheguei agora aqui e adorei os teus posts. Já li 5 e tenciono ficar mais um bocadinho :) mas senti necessidade de comentar.
    uma coisa que não mencionaste nestas 10 coisas mas que eu odeio é:
    Ausência de resposta/comentários:
    Uma coisa que odeio em blogues é abrir a caixa de comentários, ver lá uma dúvida e não ter resposta da autora. Mas tolero isso quando sei que a autora (ou autor xD) é daqueles que prefere responder a pessoa no blogue.
    Outra coisa que me enerva muito nisto dos comentários também, quando começamos fazemos muitos comentários para nos dar a conhecer e para conhecer outros blogues. Já vi bloggers agarrarem fama e nunca mais responderem a comentários, ou nunca mais visitarem os blogues que seguiam...

    Este mundo dos blogues e muito mais complicado do que aparenta.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Estou contigo! Especialmente a das abreviaturas, já deixei de usar há tantos anos que agora odeio ler coisas abreviadas.

    ResponderEliminar

Subscribe