Como sobreviver a uma sessão de estudo

janeiro 06, 2017

É inevitável. Para a maior parte dos alunos universitários Janeiro significa exames. Ou porque há aquela cadeira cuja avaliação é o exame. Ou porque, deliberadamente, decidimos aliviar a carga da avaliação continua e deixar uma ou duas cadeiras para a época de exames. Ou melhorias. A verdade é que há sempre motivo para começar o ano a estudar.


Harry Potter Library qoute: When in doubt go to the library

Há pessoas que preferem estudar em casa, outras fora de casa. Parques, cafés, centros comerciais, bibliotecas... Eu, pessoalmente gosto de estudar em bibliotecas. Qualquer uma serve, desde que tenha boa iluminação, mesas grandes e que esteja a uma temperatura agradável. A maior parte das dicas, desta publicação, adapta-se a qualquer local de estudo, eu digo biblioteca porque é a minha segunda casa, nesta época do ano. A meu ver, isto é tudo o que não pode faltar numa sessão de estudo:

Material de estudo

Óbvio mas é também a mais importante. Tenham sempre a certeza que levam convosco tudo o que precisam. Computador, tablet, livros, cadernos, calculadora, slides, estojo... Tudo!

Água e comida

A garrafa de água deve de andar sempre connosco e se o plano é passar o dia, a manha, a tarde ou  noite numa biblioteca a estudar é essencial levar comida. Apostem em snacks leves e saudáveis. Dica que não se deve dar: É proibido comer dentro das bibliotecas, mas um mini-snack de recompensa a cada 100 slides estudados, não faz mal a ninguém, por isso, em casa troquem as embalagens barulhentas por caixas tupperware.

Headphones

O barulho é um factor que se pode evitar mas não controlar. Há dias mais silenciosos que outros e horas em que o ambiente fica praticamente insuportável. Nunca é má ideia levar headphones ou o que seja, para poder fugir dos barulhos. Dica extra: Estudos afirmam que estudar com música clássica aumenta a capacidade de memorização.

Roupa confortável e quente

Confortável para que não prenda os movimentos, principalmente nos braços. Quente, porque ao estarem quietos, a escrever ou a ler, o corpo acaba por arrefecer. 


Carregadores /powerbank

Se estão a trabalhar no computador ou a estudar pelo tablet é essencial não esquecerem dos respectivos carregadores. Eu também levo sempre um cabo de rede, caso o sinal do wireless seja fraco. 

Amigos/ companhia

Neste tópico há muitas opiniões adversas. Eu, pessoalmente, gosto muito de estudar sozinha, mas também gosto de estudar com os meus colegas. Na verdade, no meu caso, depende de cadeira para cadeira. 

Motivação e atitude positiva

Este último tópico é também um dos mais importantes. Não adianta ter tempo livre, fazer um plano de estudos e passar uma ou duas tardes a estudar a biblioteca, se estamos constantemente a pensar que não vamos conseguir. Que nunca vamos fazer tal cadeira. Que o professor é lixado e a matéria para loucos. Temos de ser optimistas e dar o melhor de nós. Só assim é possível atingir os objectivos traçados!

Quando vão estudar fora de casa, levam menos ou mais coisas? 
Quem estuda com música e usa o spotify, pode partilhar nos comentários a playlist que ouve? 

You Might Also Like

31 comentários

  1. Adorei as dicas, super motivação!
    É difícil sobreviver a uma sessão de estudos, hahaha!
    Já estou seguindo aqui, poderia retribuir seguindo o meu?
    Beijos
    Palavras ao vento

    ResponderEliminar
  2. Não são semanas fáceis mas no final é um grande alívio :)

    ResponderEliminar
  3. gosto de estudar sozinha e em casa, mas é muito importante ter comida e bebida ao pé de mim, gosto mais de bebidas quentes como um café :) felizmente em Janeiro só tenho exames se chumbar ou se for a melhorias, este ano ainda não sei bem como vai ser porque ainda não recebi as notas todas!

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Felizmente já não tenho de passar por isto, mas boas dicas!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  5. Eu pessoalmente estudo mais em cafés, mas às vezes vou para a biblioteca. Em casa é que não consigo mesmo, distraio-me com tudo, principalmente com o meu gato ahah
    Normalmente quando estudo ouço, olafur arnalds, NOVO AMOR, fleurie, entre outros.
    Gostei muito deste post, sofremos todos do mesmo mal nesta altura do ano :P

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro estudar em cafés. Por mais estranho que possa parecer, o ambiente relaxado faz com que me sinta mais à vontade e por isso me consiga concentrar melhor.
    Quando estudo em casa costumo ouvir esta playlist que fiz no spotify https://open.spotify.com/user/inssebastiao/playlist/4wEGTIYc78RyU2nERKRmIm - espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  7. Eu costumo estudar em casa ou em cafés e levo comigo praticamente as mesmas coisas.
    dailyvlife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Aii Mó, ainda bem que já passei por toda essa fase. Lembro-me que Janeiro era sempre um mês infernal. Por norma também estudava muito em bibliotecas e em casa. Ouvir música (muita dela clássica ou instrumental) era obrigatório. Boa sorte querida!! :)
    Beijinhos ❤
    EVENING BREEZE

    ResponderEliminar
  9. Quando tenho que estudar também me faço acompanhar do que referiste :)

    ResponderEliminar
  10. podes não acreditar, mas eu tenho saudades destes tempos!

    ResponderEliminar
  11. Óptimas dicas, felizmente há já uns bons anos que não passo por esse stress. E também consegui sempre fazer tudo sem ter que ir a exames, por norma esta época era de férias! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Pela primeira vez desde que me lembro, este ano Janeiro não foi sinónimo de exames =D
    Na Biblioteca da minha cidade não se importam que comas lá dentro, isto obviamente se fores cuidadoso.

    ResponderEliminar
  13. Nossa que tenso! Água e frutas sempre me ajudam na hora de estudar,acho que deve ajudar quem também anda precisando!
    Eu amei seu blog! O layout é lindo, e os posts são bem interessantes e muito do meu interesse! Estarei sempre que eu puder por aqui para acompanhar tudo! Estamos com metas para o meu blog para esse mês, por isso peço sua ajudinha. Estou seguindo seu blog, será que tem como me ajudar na minha meta mensal? Ficarei extremamente grata!
    Estou amando aqui viu? Continue sempre com o seu blog! Te espero por lá okay? ♥
    Beijos linda e sucesso sempre na sua vida!

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
  14. Bons conselhos e dicas
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu costumo sempre estudar em casa, mas também me acabo por aborrecer :(
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  16. Que bons conselhos :)
    Muito bom post, vais ajudar!
    Beijinhos.

    missweetie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. O meu grande problema quando começo a estudar é o facto de que começo a me distrair com tudo o que está à minha volta e acabo por nao fazer nada. Ainda por cima em fevereiro volto à escola e tenho os exames finais, vou ter que perder este hábito.
    Adorei as tuas dicas!

    Beijinhos <3

    http://un-faux-pas.com

    ResponderEliminar
  18. São muito bons conselhos! (:

    Olá, sou a Olivia. Sou nova no mundo dos blogues e encontrei o teu, por acaso.
    Se gostares do meu espaço, segue-me. Seguir-te-ei de volta. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Prefiro estudar em casa, isso sem dúvida!
    Quanto a companhia, também depende muito, das pessoas que são - há algumas que só me confundem e stressam com a sua maneira de estudar e outras que adoro porque completam a minha maneira de pensar e o fazem com calma - e das cadeiras claro!

    ResponderEliminar
  20. Para um estudante sem dúvida que são boas dicas :)
    Eu estudava sempre em casa.

    ResponderEliminar
  21. Nunca curti bibliotecas, rs! O silêncio me irrita! Gosto de algum som por perto! Um bom plano de estudo é essencial



    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  22. Ainda prefiro estudar no meu ambiente, mas como tenho uma vida corrida, aprendi a estudar de toda e qualquer forma. Isso quer dizer toda e qualquer forma mesmo. Até nos intervalos de aulas de ballet já estudei, amamentando, assistindo pepa pig rsrs, no trabalho, ah! tendo tempo lá estou eu estudando, mas nao abro mão dos horários diários, que fazem a principal diferença, sentar em algum lugar e ter todos os materiais ao seu alcance.

    Adorei as dicas do post.

    Quando estudo com músicas sou eclética, dou preferencia as classicas, instrumentais ou as que não vou ficar cantando junto, rsrs, depende do meu humor e animo para estudar no dia.

    Beijos.


    Jovens Mães

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito do post, é o meu primeiro ano na universidade e a mim não me podem faltar montes de canetas coloridas!
    Gosto muito do blog, e já sigo.
    Beijinhos,
    A Tomé (http://atomedisseque.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  24. Eu pessoalmente prefiro estudar sozinha e em silêncio. Uma vez experimentei fazê-lo numa biblioteca, mas não resulta porque eu preciso de falar em voz alta e isso. Há um dos meus exames que me está a deixar muito nervosa. Eu bem tento ser positiva, mas depois do primeiro teste onde ia confiante e correu mal, já nem sei o que pensar.
    R: Ultimamente tenho tentado evitar o plástico e quando terminar os meus exames, acho que vou começar a fazer alguns diys para mudar isso cá por casa.

    ResponderEliminar
  25. Belíssimas dicas, transportaram-me aos meus tempos de estudante! :)

    ResponderEliminar
  26. Boas dicas :)
    Eu no Spotify uso as minhas playlists ou as deles, que estão nas categorias de estudo.

    Quando for grande quero um blogue como o teu *.* ahah

    ResponderEliminar
  27. adoro estudar em bibliotecas e cafés que não tenham muito barulho (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. HAHAHA. Só li verdades! E também amo estudar sozinha, não dou muito certo estudando no coletivo, porque o tempo passa e o estudo não rende, o que me deprime e irrita.
    Adorei o post!
    E seu blog é lindo! <3
    Um beijo,
    Sâm.
    www.escriturasdaalma.com.br

    ResponderEliminar
  29. concordo com algumas sugestões :P
    xoxo,
    Ana Rita Leite
    WHITE DAISY

    ResponderEliminar

Subscribe