Papas de aveia em 5 minutos

janeiro 27, 2017

Quantas de nós já não abdicou de uma taça de papas de aveia, ao pequeno almoço por não ter tempo de as confeccionar? A mim, acontecia-me imensas vezes e acabava por beber leite e comer umas bolachas. Para primeira refeição do dia e a meu ver, isso não chega, as certezas vinham quando uma hora depois já sentia fome novamente. 


Oatmeal with strawberries

Claro que tinha a opção de fazer as papas de aveia no microondas, mas eu não gosto delas feitas assim. Não ficam tão saborosas como as feitas no lume. E ainda há as pessoas que não têm microondas - sim, existem.

Confesso que nunca pensei conseguir comer uma taça de papas de aveia, acabada de fazer por volta das sete da manha. O truque que vou dizer hoje pode não ser novidade para ninguém, mas ainda assim vou partilhar.

Durante anos vi a minha mãe fazer as suas papas de aveia assim e recentemente decidi experimentar. Basicamente é fazer overnight oats, mas esqueçam o frasco, as camadas, o iogurte, as frutas, as sementes e todas essas coisas pomposas. 

Truque / Receita

Na noite anterior, ponho a quantidade que quero de aveia numa tupperware, cobro a aveia com leite e ponho sempre canela - mas claro que a canela é opcional. Tapo a tupperware e deixo-a no frigorífico durante a noite. 

No dia seguinte as papas já apresentem alguma consistência, verto-as para um tacho pequeno, adiciono mel e leite¹Levo o tacho ao lume mínimo e mexo² até que atinjam a consistência que quero. Depois de prontas, sirvo-as numa taça, com chocolate negro e uma peça de fruta. 


¹ A adição de mais leite, assim como o tempo no lume depende dos vossos gostos. Quem gostas das papas mais moles, pode adicionar um pouco de leite e deixar menos tempo no lume, já quem gostas das papas mais rijas pode não adicionar leite e deixar mais tempo no lume. O truque é estarem atentas à consistência das papas e retiram do lume quando atingir o ponto que gostam, pode ser menos de cinco minutos. 

² Mexam frequentemente as papas com uma colher de pau, para que não se colem ao fundo do tacho.

Já conheciam esta maneira de preparar papas de aveia?
O que costumam comer ao pequeno almoço, durante a semana?

You Might Also Like

33 comentários

  1. Eu não gosto de a comer com flocos mas sim farinha e nem 5min demoro.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo gostar, mas estas parecem razoáveis!

    ResponderEliminar
  3. Essas papas são uma tentação fazer pois é super fácil contudo eu não gosto muito, infelizmente!!

    Beijinhos
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa ideia, e assim já não desculpas :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso conhecia o truque, não o coloco em prática, mas já tinha visto escrito num sitio qualquer. Eu sou muito indisciplinada ao pequeno almoço (e na minha alimentação em geral), mas tenho tentado obrigar-me a comer chocapic, uma vez que é rápido de preparar e de comer. =)

    ResponderEliminar
  6. Não tenho o costume de comer aveia pela manhã, somente café e pães. Mas tua dica é ótima, vou comprar e preparar pra ver se gosto!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderEliminar
  7. Experimenta adicionar uma raspa e 1 ou 2 gotas de sumo de limão quando as colocas no tacho. Para mim faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom o post!
    Eu n gosto de aveia, mas faz bem pra saúde, acho q vou ter q começar a aderir na minha dieta, pois minha saúde m está lá essas coisas hehe
    bjs

    Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt
    Snap: maisaindia

    ResponderEliminar
  9. Tenho que experimentar fazer as papas de aveia desta forma :)

    ResponderEliminar
  10. Não sou muito fã de papas de aveia se queres que te seja sincera!

    ResponderEliminar
  11. Eu faço assim como dizes aqui e é como gosto mais. Se juntares uns pedaços de maçã quando metes ao lume fica uma verdadeira delícia.

    Ps: Eu pertenço ao grupo das pessoas que não têm microondas e não sinto qualquer falta dele.

    Beijinho grande e bom fds 💜

    ResponderEliminar
  12. Ainda hoje fiz papas de aveia hahha eu nunca experimentei pôr canela, normalmente meto mel.
    Beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. e se eu disser que nunca comi papas de aveia?

    ResponderEliminar
  14. Que dica maravilhosa! Arrasou <3 eu ainda não conhecia a receita, mas fiquei desejando. bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderEliminar
  15. Hmmmm fiquei com vontade.

    Nunca tinha pensado em deixar a aveia descansando no leite, dentro da geladeira de um dia pro outro. Super obrigada por essa dica sua linda :)

    Beijo e bom sábado.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    | Cadastre-se no Clixsense e Ganhe por Clicar em Links |

    ResponderEliminar
  16. Olá Mónica gostei muito do teu blog pelo conteúdo e imagem, ganhaste uma Seguidora aqui e nas outras redes sociais, convido te a conhecer o meu blog e a partilhares as tuas opiniões sempre que possível!
    Eu adoro Papas e faço regularmente também já me aconteceu isso é por acaso lembrei me de experimentar "demolhar" a aveia.. Mas nunca cheguei a fazê-lo, fiz foi moer grosseiramente (não tipo farinha) flocos da aveia e juntei cacau magro mexi tudo e ficam super cremosos, tens de experimentar!
    Beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  17. Ora aí está uma ideia interessante :D eu por acaso sou muito simplista... torradinhas com fiambre e cafézinho ou então iogurte com bolachas.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  18. Normalmente é sempre o meu pequeno almoço, adoro :D

    ResponderEliminar
  19. por vezes como esse tipo de papas frio (o tipico overnigh oats) e adoro :)

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adorava conseguir comer papas de aveia mas já tentei várias vezes e não dá :)

    ResponderEliminar
  21. Já tentei de todas as maneiras e feitios comer papas de aveia, até porque aqui no Reino Unido é isso mesmo que se come ao pequeno almoço, em quase todas as casas e cafés. Mas não consigo achar nem um bocadinho de piada. Fico logo enjoada. Por isso, a minha alternativa é iogurte de soja com muesli! :)

    ResponderEliminar
  22. Também adoro tanto, é super bom e saudável *.* Só tenho pena de não ter mais tempo de manhã :/
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  23. Eu como gosto de aveia não tenho problema com ela mas confesso que é dessa forma que faço se eu não esquecer,se por acaso eu esquecer no proprio dia eu junto floco de aveia com 2 bananas (dependendo da quantidade dos flocos de aveia) e misturo com um garfo até ficar uma papa e no final canela (que é um bom termogênico natural que ajuda no emagrecimento ) ou um shake de aveia com diversos ingredientes que é pratico e rapido

    ResponderEliminar
  24. Ai que delícia que deve ficar! Vou experimentar hoje mesmo!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  25. Tenho mesmo que experimentar, parecem deliciosas !!!
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Hum.. parece ser bom :D
    Um dia tenho de experimentar :p
    Continua a publicar neste tema que eu venho ao teu blog todos os dias ahah
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. eu faço mais ou menos assim mas faço com leite de amêndoa, adiciono sementes de chia e ponho sempre fruta e xarope de agave

    ResponderEliminar
  28. As papas de aveia ainda não me conquistaram totalmente, tenho que experimentar assim pois também as prefiro feitas no fogão. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Subscribe