Lisboa Antiga I

julho 17, 2017

Não sei se vocês já repararam mas eu gosto sempre de enquadrar as publicações, ou pelo menos justificar o aparecimento das publicações aqui no blog. Não tenho motivo nenhum para o fazer, mas faço-o e acaba sempre por dar jeito para avivar a memoria, porque eu já me conheço e um dia vou andar a reler isto tudo e vou pensar «Porquê que andei a escrever sobre isto?» ou »Como é que tive a ideia de escrever sobre isto?» e antecipando-me já, justifico para a Mónica do futuro. Eu não sei se tem lógica ou não, mas sei que nem sempre eu ajo logicamente. 

Lisbon painting
Rua da Madalena, pintura de J.B. Durão

A ideia desta publicação surgiu numa noite muito gira: A noite de Santo António, eu fui com as minhas colegas da faculdade aos santos e acabei por dormir em casa de uma delas. E quando estava naquela fase do eu-tenho-sono-mas-ainda-não-vou-dormir (todas temos, certo?) fui ao pinterest e às tantas estava a Andreia a morrer de sono e a querer dormir e eu a vibrar com fotografias de Lisboa antiga. E eu pensei, eu tenho de por isto no blog porque não posso ser a única pessoa a vibrar com isto, não sou pois não?! 

Como já devem ter reparado pelo título eu vou fazer algumas publicações sobre este tema, para as publicações ficarem mais leves e menos confusas. Decidi começar hoje por um sítio que, durante este último ano lectivo assim como durante toda a minha licenciatura, passei todos os dias. 


A ponte 25 de Abril

Vamos ser sinceros, a ponte 25 de Abril é linda a qualquer hora do dia e disso não temos dúvidas, certo? Tem uma vista linda sobre Lisboa e é tenebroso ver o por-do-sol enquanto atravessamos a ponte. Há imensas curiosidades e factos sobre esta ponte, eu vou dizer algumas ao longo da publicação, mas tenho de começar por uma, a minha preferida, a ponte foi inaugurada exactamente 26 anos antes de eu nascer (6 de Agosto de 1966).


old postcard Lisbon Tejo River
Lisboa, Dezembro de 1961

A construção da ponte iniciou-se em Novembro de 1962 e teve a duração de cerca de quatro anos, até lá a travessia sobre o Tejo era feita de ferryNa construção da ponte trabalharam 14 empresas, 11 delas portuguesas e cerca de 3 mil trabalhadores.

Lisbon bridge construction
Construção da Ponte sobre o Tejo
Foto do Arquivo Municipal de Lisboa

Apesar de ser muitas vezes comparada à Golden Gate em São Francisco devido à cor e ao formato semelhante, a ponte 25 de Abril foi inspirada na Bay Brigde que une São Francisco a Oakland, construída pela mesma empresa americana que ganhou o concurso publico para a ponte 25 de Abril. 


Lisbon bridge construction
Construção da Ponte sobre o Tejo
Foto do Arquivo Municipal de Lisboa

Em 1996 iniciou-se a instalação do tabuleiro ferroviário e em 1999 a circulação de comboios na ponte 25 de Abril. Hoje em dia, passam mais de 160 comboios diários.


Lisbon bridge construction
Construção da Ponte sobre o Tejo
Foto do Arquivo Municipal de Lisboa

Por baixo da pote 25 de Abril passa a linha de Cascais, sendo este o único cruzamento desnivelado entre duas linhas férreas diferentes no nosso país. A ponte 25 de Abril é a maior porta de entrada e saída de Lisboa, rumo ao Sul do país.


Lisbon bridge construction
Construção da Ponte sobre o Tejo
Foto do Arquivo Municipal de Lisboa

Em caso de terramoto a ponte é um dos locais mais seguros para se estar. E mesmo depois de 50 anos, é ainda uma das maiores pontes suspensas do mundo, com um vão, suspenso entre dois pilares, de 1012,80 metros. Em 2014 foi eleita a ponte mais bonita do mundo pela European Best Destination

Lisbon bridge construction
Ponte sobre o Tejo construída, antes da inauguração
Foto do Arquivo Municipal de Lisboa

Antes e durante a sua construção a ponte era denominada por Ponte Sobre o Tejo, tenho este sido alterado para Ponte de Salazar (Ponte Prof. Dr. António de Oliveira Salazar) na inauguração e após o 25 de Abril passou-se a chamar Ponte 25 de Abril.


Lisbon bridge construction
Portagens da ponte 25 de Abril
Inicialmente o pagamento das portagens era efectuado no sentido Lisboa-Almada, sendo actualmente efectuado no sentido contrário. 

Este ano será inaugurado o elevador panorâmico, este está a ser construído ao lado de um dos pilares da ponte (na margem norte - Lisboa) e o interior do pilar será um centro turístico com a história da construção da ponte. Espera-se que a inauguração seja feita antes de 6 de Agosto deste ano, mas pelo que li, ainda não há data prevista. 

Vou trazer mais publicações destas aqui o blog, digam-me se gostam e o que gostariam de ver aqui pelo blog. Boa semana gente 

You Might Also Like

14 comentários

  1. Ahhh, só fiquei com mais saudades da minha ponte que tantas dores de cabeça me dava pelo trânsito xD Adorei o post linda!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Adorei conhecer um pouquinho mais de Lisboa! Morro de vontade de conhecer essa terra!
    Mostre mais coisas sim!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  3. Aww adorei ler esta curiosidades sobre a ponte! A ponte 25 de Abril é linda e fascinante, sem dúvida :D

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Vejo esta ponte da minha faculdade todos os dias, adorei ver como era antes :)

    ResponderEliminar
  5. ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  6. Acho que vão ser um sucesso estas publicações!
    Não há como não adorar Lisboa.
    E já aprendi umas coisinhas novas :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro este género de publicações! É tão bom ficarmos a conhecer mais do nosso país e de sítios que nos possam ser próximos

    ResponderEliminar
  8. não conheço muito bem lisboa mas também não fazia ideia destas curiosidades :D
    e pensar que em caso de terramoto a ponte é um dos sitios mais seguros ahaha, quem diria
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Adooooro esse tipo de post amôura :)

    Valeu por compartilhar isso com a gente. Acho tão interessante !

    Beijo !

    ResponderEliminar
  10. Não conheço Lisboa, mas adorei conhecer mais um pouco

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  11. Fiquei com mais vontade de conhecer. Ótimo post.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito!!! Fico a espera de novo post ;)
    Um beijinho

    24eumcarrapito

    ResponderEliminar
  13. Adorei conhecer mais sobre a construção...acho bacana publicações com imagens de antigamente.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  14. não sei se já viste isto, mas há um vídeo de um rapaz que subiu à ponte 25 de abril e filmou tudo. ora vê: https://www.youtube.com/watch?v=eMQLj1Gp96E :)

    ResponderEliminar

Subscribe