Six ways to cope with stress

dezembro 01, 2017

É a corrida matinal para não perder o comboio ou o pára-arranca das invernais filas de transito. Do teste do cadeirão àquela reunião no trabalho que tem (mesmo) de correr bem! É o passar no veterinário para comprar o medicamento para o gato - mas qual é o medicamento mesmo? O apanhar a roupa do estendal antes que chova! Acrescentar os ovos na lista de compras - que lista? Mas antes disso tudo, antes de tudo isso há que encontrar o sutiã, aquele sutiã nesta gaveta que está uma confusão! Grrrrrrrr!

Stress word in red
Photo by Pedro Figueras from Pexels 

Andamos todos stressados - ou quase todos. Chega a uma altura que até as pequenas coisas nos stressam. Depois vêm as dores nas costas, no pescoço, nos ombros e quando a coisa está grave até nas pernas. Vêm as noites mal dormidas, as mudanças repentinas de humor ou pior, a falta dele. Vêm a falta de paciência para as pessoas que gostamos e que nos fazem bem e isto tudo... por causa do stress. 

Eu era assim, e apesar de não ter um gato revejo-me em quase tudo o que escrevi acima. Um dia decidi que viver stressada não é viver, então comecei a adoptar alguns hábitos, que vou partilhar hoje com vocês e realmente ajudam-me a ter uma vida mais calma.


Prepara a tua manhã na noite anterior

Quanto a vocês não sei, mas o meu pico de stress era de manhã. Pelo facto de ter tanto que fazer nessa altura do dia e a única coisa que via, efectivamente, acontecer eram os minutos a passar no relógio e eu a atrasar-me cada vez mais. Por isso preparar mala, lancheira, a roupa e pré-prepara o pequeno almoço, se for possível, na noite anterior.


Saí da cama 15 minutos mais cedo

Principalmente nesta altura do ano, que está frio, custa infernos, mas vale a pena, acredita. Ao saíres da cama 15 minutos mais cedo e ao fazer tudo o que já fazias antes, vais fazer as coisas com mais calma e, quem sabe, melhor. Talvez assim, quem nunca tem tempo para tomar o pequeno almoço vai passar a ter e quem toma o pequeno almoço a correr para o comboio ou no transito vai poder fazê-lo em casa, à mesa. Quem sabe. 


Arruma o teu armário

Num armário arrumado e organizado é mais fácil encontrar o que quer que seja, seja uma peça de roupa volumosa ou não. Por isso arruma-o e organiza-o para ti, isto é, esquece os estereótipos de armários arrumados super lindos do Tumblr-Pinterest-Instagram e arruma o teu à tua maneira. E quem diz armário, diz quarto, diz casa. 


Faz exercício físico


« I exercise because somehow completely exhausting myself is the most relaxing part of my day » 

Lembro-me desta frase cada vez que chego a casa, exausta, mas ainda assim tenho/ganho forças para fazer exercício, sentir mesmo o suor a escorrer costas abaixo. Depois disso parece que todo stress do dia transformou-se num sorriso, num cansaço passageiro seguido de uma banho quente. Cientificamente falando, o exercício físico aumenta a produção e libertação dos neurotransmissores endorfina e serotonina, a primeira substância regula as nossas emoções, dando a sensação de bem-estar e a segunda, também conhecida por neurotransmissor da felicidade, para além da sensação de felicidade e bem-estar regula o apetite e o sono.


Regula o teu sono

Eu sei, esta não é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem problemas com o sono, mas não é impossível! Lembra-te noites mal dormidas diminuem a capacidade do teu corpo lidar com situações de stress, ficas fisicamente e mentalmente cansado/a com mais facilidade, mais irritadiço/a e isso tudo leva ao aumento do stress. 


Escreve tudo!

Por mais boa memória que tenhas, desconfia dela. É nas pequenas coisas, importantes ou não, que a nossa memória falha, por isso escreve. Faz listas de compras, listas de coisas que tens de fazer, na verdade faz listas de tudo e mais alguma coisa e faz dos post-it teus melhores amigos. Só o simples facto de saberes que tens as coisas escritas algures deixa o teu cérebro mais relaxado. Só não te esqueças do sítio onde escreves as coisas.

Basicamente são estes pequenos truques que têm feito as minhas manhãs mais pacificas e os meus dias mais fáceis. E vocês? Têm alguma dica de como evitar/aliviar o stress que queiram partilhar?

Com amor, Mó

You Might Also Like

19 comentários

  1. Epá sair da cama mais 15 minutos é que não, no wayyyy! De resto concordo em absoluto contigo, lista de compras sempre ahhaha!

    Há passatempo a decorrer no meu blogue, espreita! Beijinhos :) *

    ResponderEliminar
  2. Vivemos a mil à hora e depois torna-se difícil controlar o stress, porque parece que quanto mais fazemos mais tempos para fazer.
    Revejo-me em quase tudo, a parte do exercício físico anda parada. Mas preparar as coisas no dia anterior e escrever tudo o que preciso fazer não abdico :)

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou muito stressada mas quando o tempo aperta dou comigo em doida, nunca sei para que lado me virar!

    Beijinhos, Hellen
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

  4. Gostei muito do post! Eu costumava ser uma pessoa também stressada precisamente na mesma altura que tu. Decidi, então, pôr em prática, entre outros, os aspetos que acima referiste e agora as minhas "crises de stress" apenas aparecem em momentos mais complicados da minha vida como a semana de testes...
    Beijinho grande.

    http://nouw.com/kika

    ResponderEliminar
  5. Que excelentes dicas, vão dar-me imenso jeito pois sou muito stressada!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ter o sono regulado é muito importante. E também "give less fucks" é´muito importante.

    Um beijinho grande*
    Novo blogue!
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho o hábito de deixar sempre tudo preparado na noite anterior! E tento ter sempre tempo para ir ao ginásio :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Estão aqui ótimas dicas que eu também procuro sempre adotar! Ainda assim, tenho de esforçar-me mais um pouquinho para cumprir as duas primeiras... acho que este post me deu a motivação necessária para tal! ;D

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas e vou tentar segui-las visto que, infelizmente, o stress é um dos meus companheiros diários.
    Gostei do blog, vou seguir.

    Beijinho
    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Que texto maravilho, obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  11. Uso o truque de deixar tudo preparado na noite anterior desde pequenina, e é algo que não dispenso =)

    ResponderEliminar
  12. Eu já sofri muito de stress. Agora tenho uma vida mais relaxada. Mas o stress levou me a estar hospitalizada...
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    Há novo look no blog. Não percas...

    ResponderEliminar
  13. Excelente artigo, todos importantes mas confesso que preparo tudo na noite anterior e desde que faço isso que as minhas manhãs se tornaram muito mas muito melhores!!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Essa dos 15 minutos... Talvez tenhas razão! Tenho de experimentar. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Boas dicas e sou daquelas que sai de casa sempre atrasada mesmo preparando tudo na noite anterior! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  16. Estou o ano todo tentando acordar 15 minutos mais cedo e só consigo no máximo 2 vezes por mês, me conta teu segredo rsrs'
    Bejinhos ;)

    ResponderEliminar
  17. O stress é das coisas mais angustiantes que se pode ter. É a verdadeira doença do sec. XXI. Deste algumas boas sugestões para ultrapassar este flagelo...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  18. Eu bem tento regular o meu sono mas sem hora certa para acordar todos os dias é difícil :p
    Óptimas dicas e o desporto então é uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  19. tenho começado a usar agendas há uns 3 ou 4 anos. sempre me ajudou mas este ano comecei a apontar mesmo tudo, inclusive o que convém que faça naquele dia com 1 semana de antecedência e tenho andado super bem, sem stress :)

    r: obrigada :D

    ResponderEliminar