5 hábitos que já não abdico

janeiro 11, 2019

Antes da publicação em si, quero dizer que a primeira publicação de 2019 não chegou mais cedo porque tive a oportunidade de passar uns dias no Porto e não levei o computador comigo. Quero agradecer a todas as pessoas que desejaram um bom ano, na publicação anterior, e desejar o mesmo a todos os meus leitores. 


2019 5 habtis
Photo by Snapwire from Pexels
Confesso 2018 foi um ano estranho no que toca a hábitos e rotinas. Acreditem a cada três meses tinha de alterar a minha rotina. Nos primeiros meses a rotina era semelhante à de 2017, nada de novo. Mas as coisas foram acontecendo, primeiro o part-time, depois o fim da fase prática da minha tese, a escrita da tese - esta sim, deu uma volta de 180º ao meu dia-à-dia -, o fim do part-time fez-me mudar novamente de horários, a entrega da tese deixou-me mais livre e as férias na Suiça completamente relaxada - sem horários a 100% - depois como em tudo, voltámos à rotina.

Com tantas reviravoltas, confesso que foi difícil criar hábitos, ainda assim consegui adoptar alguns, que fizeram realmente a diferença e que trago comigo para 2019.


Água ao acordar

Em Abril comecei a beber um ou dois copos de água (400 mL cada) todos os dias ao acordar. Resumidamente acordo, bebo agua, vou tomar banho, vesti-me e só depois tomo o pequeno-almoço. Na altura tinha visto um video no Youtube que dizia que este método ajudava a que a barriga não incha-se tanto ao longo do dia. A verdade é que, esta técnica resultou muito bem comigo, em duas semanas já via os resultados: a minha barriga ganhou uma silhueta mais acentuada e o inchaço abdominal diminuiu. Confesso que não pesquisei o fundamento cientifico desta técnica mas sei que resultou comigo.


Ler em voz alta

Para além de ser disléxica tenho um léxico e uma dicção péssimos! Então, no último mês do ano passado dediquei-me mais a melhorar essa área em mim. Peguei num livro, que estou para ler há anos, e comecei a ler em voz alta, algumas paginas por dia, todos os dias. Gosto de acreditar que há de fazer bem e tenho sempre a segurança que claramente mal não faz. 


Um copo de sumo natural todos os dias

Quem me segue à mais tempo ou quem me conhece pessoalmente sabe que sou fã de sumos naturais. Adoro e este ano comecei a bebe-los com mais frequência. Já deixei aqui no blog algumas receitas (maçã e couve - papaia e laranja - maçã e beterraba - tomate e laranja)  mas confesso que actualmente abro o frigorífico vejo o que tenho de frutas e legumes e lá faço uma combinação que me pareça boa - até agora apenas uma combinação correu menos bem, não foi um desastre total, só não correu lá muito bem -. Em dias em que estou mais preguiçosa, faço o simples sumo de laranja natural. Prefiro beber ao pequeno-almoço ou, o mais tardar ao almoço, e confesso deve ter sido o hábito mais saudável a que fui fiel em 2018, numa percentagem de, mais ou menos, 85% dos dias. 


Rotina facial

Depois de anos a lutar contra todos os problemas que a minha pele facial apresenta, entre elas alergia a quase tudo o que é cosméticos lá consegui encontrar produtos e uma rotina que se adequa às exigências da minha pele. Claro que não fiquei com a pele perfeita - longe disso! - continuo cheia de pequenas imperfeições na cara, que acho que nunca vão sair, mas a minha pele está mais bonita, mais saudável e isso dá-me mais confiança. 


Comprar coisas com significado

Mesmo sem qualquer intenção, apercebi-me que sempre que vou a uma cidade nova, compro alguma coisa para mim. Esqueçam o consumismo, por exemplo, eu quase não tenho nem uso acessórios (anéis, pulseiras e brincos), quando na Suiça comprei uma pulseira, muito simples mas repleta de valor sentimental e que por esse motivo vou usa-la mais vezes do que se a tivesse comprado sem qualquer contexto. Apercebi-me que tenho feito isto em quase todas as viagens que fiz e dou por mim a completar os looks com acessórios que de outra forma não tinha/usava.

Na verdade e agora que escrevo sobre o assunto acho que adquiri mais hábitos, mas estes foram os que, com certeza, marcaram-me mais e são coisas que eu quero mesmo continuar a fazer. 


E vocês? Quais foram os mais recentes hábitos que adquiriram e já não largam por nada?


Com amor, Mó 

You Might Also Like

36 comentários

  1. Great post dear! Have a wonderful day!
    xoxo
    Dilek...

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler esta publicação! Já há muito que tenho o hábito de beber água logo de manhã. Sinto-me muito melhor e é uma forma de acordar! Ah, e música de manhã sempre para animar!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  3. Para já, desses hábitos, estou a conseguir cumprir o da rotina facial. Desde que comecei, noto uma diferença incrível na minha pele. Está muito mais bonita e saudável :)

    ResponderEliminar
  4. Também tô bebendo muita água ao acordar e tendo uma rotina com minha pele! É muito gostoso se cuidar :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto tanto de peças com significado, é como se carregássemos as boas memórias sempre connosco ^_^
    Beijocas grandes***

    http://sweetrainbowblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Bom ano! :)
    Gostava bastante de ter uma rotina em relação a pele, mas não consigo!


    https://blueyesofmya.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Ando na luta para beber mais água, vou tentar adquirir o teu.
    Consegui ganhar o hábito de ir ao ginásio, vou três vezes por semana, antes não praticava nenhum desporto.
    Consegui ter mais tempo pra mim e quero dedicar-me mais à escrita!

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Beber água ao acordar e ter uma rotina facial também foram dois hábitos que implementei no meu quotidiano :)

    ResponderEliminar
  9. Eu bebo sempre água ao acordar e sabe bem :)

    ResponderEliminar
  10. Hábitos muito bons! Eu acho que adquiri o hábito de beber mais água e ler sempre um pouquinho antes de dormir.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  11. Oii ♥ O lance da água é muito importante e é algo que eu tenho sempre na minha rotina também. Minha pele mudou muito com o consumo de água frequentemente ♥ Sobre rotina com a pele é um ponto que preciso melhorar, embora eu sempre compre produtos de pele, alguns ficam guardados e sem uso! Mas esse ano vou mudar isso. bjs

    www.blogflorescer.com

    ResponderEliminar
  12. ah adorei beber mt agua e ter uma rotina de cuidados com a pele é super importante, e tbm parar de comprar superfluos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post , partilho muitas dessas rotinas, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  14. Este ano quero mesmo começar a beber água ao acordar! Também já li sobre isso e quero adotar esse hábito! Outros hábitos que quero adotar também são o de acordar mais cedo e cuidar mais de mim e do meu corpo! Os teus hábitos são mesmo muito bons! Especialmente o do sumo natural!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  15. Este tipo de rotinas são essenciais e super saudáveis.
    Por cá também tento fazer com que beber água seja a primeira tarefa do meu dia, mas ainda me esqueço um bocadinho às vezes, principalmente agora no Inverno, porque fico na ronha até à última e depois ando sempre a correr.
    O meu principal objetivo é mesmo fazer das manhãs mais lentas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Eu comecei a beber agua quando acordo, quando escovo dentes, antes do almoço e minha nossa! Vi uma mudança incrivel.
    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Oi Mónica, tudo bem?
    Já ouvi algumas pessoas falando sobre tomar água ao acordar, mas confesso que tinha esquecido disso. Fiquei interessada e acredito que assim eu consigo atingir a meta de 2 litros de água por dia.
    Também tenho poucos acessórios e os que tenho, praticamente todos, tem uma lembrança emocional. :)
    Ah, já tô seguindo por aqui viu? Adorei o blog!

    Rivière du Souvenir

    ResponderEliminar
  18. Não tenho hábitos novos ou que não abandonaria :p
    Mas esse truque de ler em voz alta usei na primária, sugerido pela minha professora, e ajudou bastante a aprender a ler como deve por isso acredito que também te vai ajudar na dicção.

    ResponderEliminar
  19. Por acaso também bebo água ao acordar e também me sinto menos inchada ao longo do dia! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  20. O copo de água ao acordar também é essencial para mim.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  21. Também passei a cuidar mais da minha pele durante 2018 e olha, minha pele agradece! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  22. Nossa, tudo que você colocou na sua lista
    eu tenho tentado fazer.
    O do suco natural ta me ajudando bastante
    porque eu tenho dificuldade de comer frutas, e
    assim é uma forma disso ser feito né?
    Beijos
    www.yasminsodre.com
    Instagram : @yasminsodre

    ResponderEliminar
  23. Minha maior dificuldade na vida é a agua
    bjs

    ResponderEliminar
  24. São hábitos muito bons, deles eu sigo a rotina de cuidados com a pele, o que me ajudou muito.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderEliminar
  25. Eu tomo copo de água, mas é geralmente antes de dormir e quando chego em casa. Eu também tenho uma rotina mais rígida de cuidados para peles em comparação com antigamente, embora eu ainda não criei meu cronograma skin care.
    Migs, poderia me ajudar respondendo a Pesquisa de Público 2019 do meu blog? Não leva nem cinco minutinhos, é rápido, fácil e não necessita identificação (conta no google). Agradeço desde já pelo apoio!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
  26. Olá Mó!

    O hábito de beber água ao acordar também é um hábito que tenho.
    Um copo de água morna com umas gotas de limão.

    Isto porque, independentemente das horas que dormirmos, acordamos desidratadas, e a primeira coisa que devemos de fazer, é repor a hidratação.

    Água morna faz ativar o nosso metabolismo e o limão é alcalino, por isso tudo coisas boas!

    Continua assim com esse propósito saudável de vida!

    Beijinhos.


    ResponderEliminar
  27. Ui quem me dera conseguir beber assim água de manhã, agora com o frio não puxa nada para beber. Tento fazer mais chá, mas sei que não é a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  28. Olá Mó, tudo bom?

    Adoro beber água em qualquer hora do dia e da noite. A água tem vários benefícios que nos ajudam..
    São hábitos muito bons.. não deixe de segui-los.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  29. Água ao acordar e ler uns 5 minutinhos antes de ir dormir, já não dispenso :)

    ResponderEliminar
  30. Beber água quando acorda é algo muito simples, mas que dá um prazer imenso!

    www.blogdodeivy.com

    ResponderEliminar
  31. Pelo visto és uma pessoa com muitos hábitos, e saudáveis, o que é mais sensato, eu nem sempre consigo, sou de gêmeos e num dia posso acordar e tomar água e no outro até um gole de refrigerante, se me der vontade! Hehe. Tudo depende. Mas água é mesmo sempre bom. Abraços!

    ResponderEliminar
  32. Água ao acordar, não consigo! :o e bem falta me faz beber água... até pelos meus ricos rins! Muito bem! :D

    ResponderEliminar
  33. Água sempre!! Ao acordar e no decorrer do dia!
    www.nossomosmoda.com

    ResponderEliminar
  34. Para criar hábitos novos e bem mais saudáveis, é preciso, sem dúvida, convicção e força de vontade. Muito bem! Olha que não sou pessoa de misturar coisas "aleatórias" para fazer um sumo, mas vou experimentar :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar