Green Friday I

fevereiro 01, 2019

Eu não queria começar a publicação a dizer o que todos nós já sabemos, mas a verdade é que o mês de Janeiro durou cinco anos, por um lado foi bom porque aproveitei para organizar algumas coisas do backstage aqui do blog e pensar em novos temas de publicações. 

Photo by Jonathan Meyer from Pexels
Um dos novos temas que vamos começar a ver aqui pelo blog é o Green Friday - o nome diz tudo, é uma rubrica que vão poder ler às sextas-ferias (não todas) cujos assuntos são ser em volta do ambiente e como podemos viver neste mundo de forma mais limpa. 

Este assunto está muito em voga nas redes sociais, vejo inúmeras publicações e stories com métodos e produtos que ajudam a reduzir o consumo de plástico e de químicos - digo estes dois porque realmente são os que vejo mais - e acho isso óptimo mas vamos ser realistas, apelamos às pessoas que reduzam o consumo de plástico porque, entre outros motivos, os nossos oceanos e os animais que nele habitam já não estão a aguentar mais, certo? Estamos a apelar às mesmas pessoas que se desviam o olhar do saco de plástico que o vento faz voar pelas nossas ruas. Estamos apelar às mesmas pessoas que não são capazes de deitar fora o maço de tabaco vazio que está no caminho delas ou pior, à porta de casa delas, sob a desculpa que não foram elas que o deitaram para o chão. Estamos a apelar às mesmas pessoas que fazem parte do (infelizmente-ainda-vasto) grupo de pessoas que atira, deliberadamente, lixo para o chão. 

O facto de nós portugueses - sim estou a generalizar e sim sei que não estamos todos dentro do mesmo saco - estarmos muito habituados a viver no meio do lixo e com isto quero dizer que as nossas ruas, canteiros e espaços verdes - que não sejam jardins bonitinhos - estão repletos de lixo, é assustador!

Eu já tinha começado a reparar nisto mas vi o quão habituados estamos ao lixo nas nossas ruas, quando num destes dias de vento em vi um saco de plástico azul ir contra a perna de uma senhora, a senhora tirou o saco da perna e voltou a larga-lo ao vento, do mesmo saco desviou-se um rapaz e de seguida o saco voltou a ir contra um senhor que fez o mesmo que a senhora e quando aproximei-me do saco peguei nele e coloquei no contentor amarelo. Confesso que esta situação afectou-me e a partir desse dia adaptei a modalidade conhecida como plogging ao meu dia-a-dia. 

O plogging é uma modalidade que nasceu na Suécia, o seu nome advêm da junção das palavras jogging (corrida) com plocka upp (apanhar, em sueco) que é, nada mais nada menos que, ir correr e pelo percurso apanhar o lixo que está no chão. Eu actualmente não tenho ido correr, no entanto faço plocka upp quando vou passear o meu cão - levo um saco, ponho a minha luva de jardinagem e vou apanhando o lixo pelo percurso. 

Parece pouco, mas acreditem que a quantidade de lixo que apanho em menos de meia hora é surreal. Agora digam-me, sem medos, qual é a vossa relação com o lixo que está na rua? Incomoda-vos? Nem sequer reparam? Já alguma vez pararam para apanhar um lixo (que não era vosso) do chão? Contem-me tudo nos comentários. 


Com amor, Mó 

You Might Also Like

45 comentários

  1. As pessoas são tão inconscientes que não se apercebem que estão a matar o mundo aos poucos. Ou então sabem e são apenas estúpidas, vá-se lá perceber. No outro dia ia descansada a conduzir e uma carrinha à minha frente atirou um monte de lixo pelo vidro... Nem imaginas os nervos que me deu! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar do Plogging mas achei o conceito super interessante. Uma medida a adoptar sem duvida

    3200 Degrees ♡ // Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que venha a nova rubrica, adoro essa temática!

    ResponderEliminar
  4. Parece pouco, mas estás a fazer a diferença! E se todos tivéssemos essa atitude seria bem melhor
    Vou adorar estas sextas-feiras green :D

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post!
    A poluição é triste e vergonhosa. Se todos pensássemos no ambiente e na importância que ele tem para todos os seres vivos (nós inclusive), o nosso planeta não estava neste estado...
    Ainda assim, acredito que devagar se vai ao longe ;)

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  6. Olá Mónica!
    Obrigada pela visita ao meu blogue. Acho que nunca apanhei lixo na rua, com muita vergonha minha. Mas se um saco viesse a voar na minha direção, nunca o iria mandar novamente para o vento. Iria colocá-lo no ecoponto mais próximo. Mas acho que é uma boa rúbrica e fico à espera.
    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  7. adorei a ideia do post com certeza temos que nos preocupar mais com o ambiente e recolher/reciclar nosso lixo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  8. Olá Olá !!
    Antes de mais quero concorda contigo quando dizes que o mês de Janeiro durou 5 anos a passar, estava a ver que nunca mais acabava aha
    Adorei a ideia do Green Friday, pessoalmente ando a tentar levar um estilo de vida mais saudável e conectar-me mais com o ambiente que me rodeia. Gostei muito da ideia do Plogging e apesar de ser desconhecido por muita gente, eu conheço algumas pessoas que o praticam :)
    Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar o meu e quem sabe vir a seguir <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Pequenos gestos fazem certamente grandes diferenças e elas são tão necessárias. Desconhecia o termo Plogging, muito interessante, um conceito que todos devíamos seguir se queremos deixar, um planeta saudável para as gerações futuras.
    Obrigado pela sua visita ao meu cantinho, muitos parabéns pelo seu blogue, já estou seguindo, para mais facilmente aqui poder divagar.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  10. algumas pessoas sao conscientes, outras n sabem que habitos adoptar

    mas ha certos inconscientes que apregoam muito e depois fazem essas atitudes de atirar sacos ao vento.

    deixam me extremamente revoltada,

    boa sorte com essa tua nova rubrica!

    beijo

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  11. Não é pouco, o que fizeste já é muito mais do que todos nós fazemos e se todos fizéssemos um pouco isso, as ruas não estariam tão sujas.
    Incomoda-me mas confesso que foram raras as vezes que apanhei alguma coisa do chão para colocar no lixo, mas também nunca jogo lixo no chão, ando muitas vezes com o lixo atrás de mim, nos bolsos inclusive, até encontrar um caixote do lixo.
    Quando vou à Suíça fico sempre muito admirado de ver tudo tão limpinho, lá as pessoas são multadas e como pagam até impostos e multas em relação ao lixo que produzem, vê-se uma maior preocupação.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. que venham daí essas green fridays!!! :D no ano passado, comecei a apanhar todo o lixo que encontrava nas caminhadas que faço na praia e agora, cada vez mais, começo a apanhar o lixo que encontro na rua - especialmente quando há caixotes do lixo mesmo ao lado. claro que é - ainda - difícil apanhar coisas como cigarros mas acho a ideia do plogging muito boa e....... atrativa! :p

    r: OWWWWWW!!!!! ainda se ouve a "kaukokaipuu"? ahahahah obrigada, obrigada, obrigada! significa muito para mim! <3

    ResponderEliminar
  13. Adorei a ideia das Green Fridays, mas esta ideia de ir apanhar o lixo nos nossos percursos é ainda mais incrível. Para aderir, sem dúvida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia esse conceito mas realmente é muito interessante. Felizmente não encontro muito lixo na minha rua mas, sim, é algo que me incomoda.

    ResponderEliminar
  15. Acho incrível esta nova rúbrica. Muito bom mesmo!
    Parabéns pelo blog, não conhecia e adorei!
    Já estou a seguir, beijinhos <3

    www.araparigaderoxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Em Portugal, as ruas com lixo são uma constante... É triste. Vais à Suíça (e digo Suíça porque sei que foste lá há pouco tempo) e raramente vês um plástico ou um pacote de chicletes no chão, por exemplo.
    Parece pouco, mas só demonstra que te preocupas com o mundo em que vives e fazes por melhorá-lo. Devíamos ser todos mais como tu!
    Ainda peco, porque, apesar de me incomodar ainda o ignoro, salvo raras exceções, há situações em que o apanho ou mesmo quando estou com alguém e essa pessoa atira algo, eu ou obrigo a apanhar ou apanho eu.
    Mas essa iniciativa é fantástica e vou tentar adotá-la aos meus dias.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Eu sou filha de professora, então desde muito nova tive relação próxima com o lixo e sobre reciclagem e descarte correto. Nunca joguei nada no chão e fico muito braba quando fazem isso. É horrível. Principalmente quando fumantes jogam o cigarro no chão (aqui no Brasil acontece isso).

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  18. Bem legal essa sua iniciativa de postagens! Acho super importante a preocupação com o meio ambiente e informar sobre para cada um poder fazer sua parte.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  19. Aqui temos os garis, mas mesmo assim as pessoas continuam jogando lixo no chão e poluindo tudo. Eu guardo meu lixo na mochila até encontrar uma lixeira por perto

    ResponderEliminar
  20. Achei sua nova coluna incrível! Aqui em SP também tem muito, mas muito lixo pela rua. A falta de educação do povo daqui (obviamente não todos), é enorme e isso me revolta demais!
    Não conhecia essa 'modalidade' de plogging e já vou adotá-la!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  21. Aqui no Brasil é a mesma coisa, Mó. Tá todo mundo tão acostumado com lixo nas ruas que nem dão bola mais e nem os garis dão conta de tanta coisa, é triste. Volta e meia me pego colocando lixo -que não é meu- no lixo, mas não é sempre, sabe? No entanto, curti muito essa ideia do plocka up, vou começar hoje mesmo quando passear com a minha cachorrinha. <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito da ideia da nova rubrica :) E mete-me muita confusão as pessoas que deitam lixo para o chão só porque sim...

    ResponderEliminar
  23. Amei seu post, os valores se inverteram e parece que as pessoas deixaram de se importar com o mundo, uma pena, uma tristeza..

    https://www.kailagarcia.com/

    ResponderEliminar
  24. OI, td bem?
    Concordo que janeiro estava interminável e com ele aquele calor tb UHSAHUSAHU
    AAAAA eu AMEI esse post e não conhecia essa modalidade, achei uma ótima ideia!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_k8kTcGSDeQ&feature=youtu.be

    ResponderEliminar
  25. Aqui onde vivo já há pessoas a praticarem plogging, o que é louvável.
    É uma responsabilidade que deveria ser de todos nós.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Eu amei a postagem, divulgar essas atitudes são maravilhosas!
    Eu sempre faço minha parte, recolho até o lixo das pessoas que colocam no chão. Gosto de mostrar a minha educação e dar o exemplo.
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
  27. Nossa, que atitude bonita, Mó.. Realmente, no Brasil/Rio de Janeiro eu tenho achado até mais limpo do que nunca, felizmente. Na época de eleições é que tem muito panfleto no chão, mas mais no dia mesmo das eleições. Tirando isso... O brasileiro está bem conscientes, até.. Eu mesmo tiro lixo do chão se precisar, mas tiro mais pedras do caminho ou do meio das vias.
    Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderEliminar
  28. Acho esta rubrica é bastante interessante
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Gostei dessa categoria do blog, porque é muito importante a gente conversar sobre esses assuntos, ainda mais na internet. Aqui no Rio de Janeiro algumas pessoas aderiram a ideia de, quando forem a praia, na hora de ir embora e conforme for caminhando até ao calçadão, ir pegando os lixos que estiverem no caminho (na areia) para jogar na lata de lixo que fica no calçadão. Ainda são poucas pessoas que aderiram, mas espero que esse movimento cresça.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderEliminar
  30. O mês de janeiro realmente parece que durou muito tempo! Gostei muito de sua iniciativa, precisamos fazer nossa parte pelo ambiente. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderEliminar
  31. Eu também tive a sensação que o mês de janeiro demorou uma decada para passar, mas eu amei o post, infelizmente eu não conhecia mas eu vou tentar pesquisar mais sobre o assunto

    http://dosedeestrela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Trabalho num gabinete jurídico que, entre outras funções, pune esses bandalhos que conspurcam os espaços públicos.
    Bfds

    ResponderEliminar
  33. Oi, Mó!
    Acredito que aqui em São Paulo (Brasil), a realidade não anda muito diferente da portuguesa. Gostei dessa ideia de ir recolhendo o lixo que se vê por aí enquanto corre (ou faz caminhadas, no meu caso). Quero acompanhar a sua Green Friday. :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderEliminar
  34. Aqui no Brasil nós também temos esse problema do lixo. O hábito mudou um pouco nos últimos anos, mas as pessoas ainda são muito descuidadas com o meio ambiente, principalmente no Carnaval, nas festas de rua e no verão na praia. É horrível o quanto as pessoas não se preocupam em depositar o seu lixo no local certo. Já faz alguns anos que eu separo o reciclável do orgânico.

    ResponderEliminar
  35. Acho essa ideia genial!

    http://yeah-dreamhigh.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  36. Janeiro demorou horrores pra passar mesmo! E achei muito bacana sua atitude de catar o lixo pela rua, aqui eu reciclo e sempre que caminho de casa para o trabalho, faço minha parte de catar o que esta no lugar errado.

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderEliminar
  37. Parece que quanto mais informamos e procuramos sensibilizar, mais lixo as pessoas fazem. Nas praias, então, é um horror -_- Não se compreende.
    Já tinha ouvido sobre o plogging e é uma ideia fantástica, mas ao mesmo tempo é assustador ver a quantidade de porcaria que se apanha :|

    ResponderEliminar
  38. Thanks for the wonderful post! Really interesting!
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  39. Serei leitora assídua desta rubrica!
    Não gosto de ir para a rua correr, nem mesmo caminhar, até por falta de tempo. Mas por exemplo, quando vamos à praia e caminhamos, seria excelente fazer isto. Melhor ainda seria que cada um limpasse o seu lixo mas pronto! Há pouca vi uma notícia de uma baleia encontrada morta, tinha cento e tal copos de plástico dentro do estômago!! Será possível?

    Beijinho
    http://brevisfuse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. Fico indignada quando vejo alguém jogando lixo na rua

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderEliminar
  41. Amei a foto e tua postagem,
    inclusive, tem post novo no meu cantinho tb!

    Bjs.
    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. Adoro esta temática!
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar