Cortinas na decoração

agosto 15, 2017

Já alguma vez se questionaram do papel das cortinas na decoração de um espaço? Na verdade o que para muitos é algo tão banal e que muitas vezes acaba por ficar esquecido aquando da decoração de um espaço para mim é fundamental. Tão fundamental que uma das primeiras coisas que alterei quando remodelei o meu quarto foram as cortinas. 

Vintage store curtains

Uma divisão é sempre um todo, desde a mobília à peça mais pequena de decoração, mas acredito que as cortinas fazem parte dos três elementos fundamentais de uma divisão, para que esta se torne acolhedora e coesa. 

Os elementos a que me refiro são:

  1. A cor das paredes
  2. A peça chave da divisão
  3. Os cortinados

Em relação à cor das paredes, pode ser uma cor forte, um papel de parede ou até mesmo uma parede branca, arrisco em dizer que é a primeira coisa que todas as pessoas reparam quando entram numa divisão. A peça chave de uma divisão é, a meu ver, a peça que faz a divisão. Se for um quarto é a cama, se for uma sala o sofá ou mesa de jantar, por ai...

Por último, são os cortinados. Pelo menos eu reparo sempre nas cortinas. É muito vulgar ouvir-me dizer «porquê não tens cortinas?» ou «Adoro as tuas cortinas!» Sem falar na privacidade, as cortinas têm um papel importante na decoração seja no quarto, sala, cozinha e até mesmo na casa de banho. Há imensos truques para que as cortinas fiquem mais harmoniosas no espaço, mas é também essencial escolher a certa. Tanto a nível de cor / padrão, como a nível de tecido. 

As cortinas do meu quarto são brancas, lisas. Lindas! Mas confesso que até quando é um básico acabamos por nos cansar, certo? É o que sinto que está a acontecer comigo, em relação às minhas cortinas. Então, assim como quem não quer a coisa, tenho andado a ver novas opções. Padrões? Rendas? Outra cor básica? 


Curtainsmarket curtains lace
www | www | www
A verdade é que todas as opções agradam-me. Há sempre uma ou outra cortina que gosto e que acho que ficava muito bem no meu quarto - que já agora tem as paredes em roxo e a decoração em branco. Acho que qualquer uma das três (da imagem acima) ficava muito bem no meu quarto, digam-me lá o que vocês acham? Qual gostam mais?

As três que vos mostro acima são da loja online Curtainsmarket, encontrei-as nas secções Bedroom curtains e Lace Curtains, informo já para o caso de gostarem, pois o site é um mundo das cortinas e facilmente se perdem lá e acreditem, vale mesmo a pena perder-se por lá! Nunca tinha visto um site só e só de cortinas - mas confesso que até cansar-me das minhas não me preocupava com isso. 

Digam-me mesmo qual é a vossa relação com cortinas? Não vivem sem ou nem sequer reparam nelas? E qual das três a mais bonita? 

You Might Also Like

12 comentários

  1. Tenho de confessar que ainda não encontrei as cortinas ideais para o meu quarto!

    ResponderEliminar
  2. Eu demorei um ano a pôr cortinas em casa!! Já as tinha comprado há algum tempo mas só no passadom em Dezembro, quase a fazer um ano cá em casa é que a minha mãe teve tempo para me ajudar a cortá-las à medida. Apesar de eu adorar ver cortinados até ao chão em minha casa era impensável. Em todas as janelas tenho uma primeira cortina branca com alguns desenhos (super simples, que não cansam) e depois nas segundas cortinas jogámos com as cores da divisão. Na sala são vermelhas (visto que o candeeiro e o tapete também têm vermelho), no meu quarto são amarelo torrado porque joga bem com o tom de cerejeira da mobília, no escritório são azuis.

    Recentemente comprei uns cortinados para as janelas entre a cozinha e o pátio mas não são as cortinas típicas. São aquelas de rolo que o Ikea/Aki/... vendem. São cinzentas e opacas e para além de darem logo outro ar ajudou imenso a retirar o calor/luz!

    Demorei um ano a compôr a casa mas depois de ter tudo no sítio pensei que fui parva por ter demorado tanto tempo! Fiquei apaixonada pelos terceiros cortinados, são tão fluídos e delicados!

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo viver sem, sem duvida que, para mim, uma casa sem cortinas é uma espécie de casa despedi.
    Aquele que gostei mais foi o 3º, o rosinha.

    ResponderEliminar
  4. Não vivo sem cortinas! Acho que dá um toque espetacular à divisão!

    Beijinhos. Há Giveaway a decorrer no blog! Participa e subscreve a Newsletter do blog!
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. Ahah achei muita graça a este post pois nunca tinha sido para mim um mote de "conversa" umas simples cortinas mas que de facto fazem falta. Procura a melhor opção para dar um novo "rosto" ao teu cantinho :) (as do meu quarto são de tecido fino laranja com padrão!)

    ResponderEliminar
  6. eu adoro ver ! reparo sempre ihih , adoro a ultima !
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  7. Para mim as cortinhas são essenciais. A minha sogra não tem e sinto a casa muito vazia, "sem vida" . http://dreamsprincess20160.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. por acaso gosto de cortinas dá um ar mais aconchegante a casa
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. As cortinas para nós são muito importantes numa casa achamos que uma casa sem cortinas fica nua parece qur toda a gente ve para dentro!
    Adoramos todas as tuas opções!
    Seguimos o blog <3
    Beijinhos <3
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. No outro dia em conversa com uns colegas meus fiqeui perplexa quando um deles me disse não ter cortinas em casa. cada um é como cada qual mas fez-me alguma confusão porque para mim é uma casa despida. Além de fazer toda a diferença tb protegem né? lol
    Eu na decoração de um quarto ou uma sala não dispenso uns belos cortinados, almofadas e um belo tapete. Com estes tres pormenores esta meio caminho andado.
    bjs

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Nunca me preocupei muito com as cortinas mas recentemente decidi mudar e só ai percebi a influencia que realmente tem :P

    ResponderEliminar
  12. Se existirem não reparo a menos que sejam muito giros. Se não existirem acho que a divisão fica horrorosa, despida e não parece nada acolhedora. Para mim cortinados são muito importantes na decoração de uma casa

    ResponderEliminar