4 Things all new bloggers need to know

novembro 12, 2017

Todos nós quando nos iniciamos num novo projecto, precisamos de guias. Claro que também é opção aprender com a experiência e com os próprios erros. Mas e por andar a reler publicações mais antigas (publicadas ou não) lembrei-me de algumas coisas que aprendi com o passar dos anos mas que gostava que alguém me tivessem dito quando me iniciei neste mundo. 


Ao longo destes anos de blogger já li imensos blogues acabadinhos de chegar, uns vincaram-se neste mundo, outros nem por isso e acredito que o principal motivo para desistir de um blogue bebé seja a falta de audiência. Por isso decidi focar-me em quatro pontos, que acho, essenciais que os novos bloggers devem ter em atenção para conquistarem novos leitores - claro, para além de conteúdo de qualidade. 


O design

Às vezes a ânsia de ter e começar um blogue é tanta que queremos, o mais rápido possível ter textos publicados. Eu compreendo, mas o blogue é novo e vamos assumir que 100% dos leitores também serão novos e a primeira coisa que eles vão reparar é no design! Não há volta a dar, as pessoas não vos conhecem, não sabem do que estão à espera e vão sim "julgar" o vosso blog pelo design - Todos nós já julgámos um livro pela capa, certo?

Então, percam tempo com isso. Explorem os templates oferecidos pela blogger (ou qualquer outra plataforma que estejam a usar), mexam no htlm do blogue sem medos, instalem templates pré-feitos - há aos montes no Google, uns grátis outros pagos, uns mais fáceis de instalar e modificar que outros, mas tenho a certeza que há para todos os gostos.


Personalidade

Arrisco em dizer que a maior parte dos bloggers já seguia blogues antes de criar o seu, e isso pode levar a criar publicações muito semelhantes às que gostamos de ler noutros blogues. Não há nada de mau em ter inspirações, aliás isso é óptimo mas aprendam a distanciarem-se e dar a vossa própria voz às vossas publicações, ao vosso blog.

Digo isto porque, nos meus muitos anos de blogger, já li muitas publicações semelhantes e quando há o clique «eu já li isto algures» é porque o semelhante está ali a roçar o plágio. Não digo que isto aconteça apenas nos novatos - eu própria já parei de seguir "grandes" blogues por plagiarem blogues ainda maiores - mas também já vi mais novatos a se deixarem levar demais pela inspiração.


Paciência

« OK já tenho um blog, já tenho textos publicados mas e os comentários? Os seguidores? Porquê que as únicas visualizações que tenho são dos refresh que andei a fazer? Há alguma coisa errada com o meu blog? »

Não, em principio e se não fizeram porcaria enquanto tratavam da parte estética do blog, não há nada de errado com o vosso blogue, mas também não existe audiência. Ninguém vos lê é essa a verdade. E leva tempo, uns mais que outros para construir uma audiência fiel.

A prova de fogo, de qualquer blogger, são os primeiros meses de um blog, a verdade é que parece que estamos a escrever para um vazio qualquer e que as nossas publicações caem numa espécie de buraco negro virtual. Acreditem, aconteceu com todos os blogues. Há estudos que dizem que as estatísticas aumentam consideravelmente, a partir da 50º publicação. E cinquenta publicações, são mesmo muitas publicações.


Lê para ser lido

Nem tudo é escrever! Sejam activos. Sigam blogues que se identifiquem e da mesma forma, comentem as publicações que mais gostam, que vos retratem, em que tenham alguma coisa a dizer. Não sigam para que vos sigam de volta. Não comentem à espera de uma retribuição. Isso tudo chega, com o tempo. Mostrem-se, de forma discreta - nada de andar a fazer spam nos outros blogues com comentários que nada têm a ver com a publicação só para poderem partilhar o vosso link! Interessem-se.

Alguma dica que me tenha escapado e que um novato neste mundo precise saber? 
E bloggers iniciantes? Há por ai algum?

Com amor, Mó  

You Might Also Like

17 comentários

  1. Concordo com tudo... E até com a primeira, que eu não segui. Comecei o meu blogue no dia em que precisava de o começar e desde aí nunca mais mexi no seu design :P Quando era mais nova (e tinha mais tempo), tive outro blogue e aí a história era outra. Dava-me ao trabalho e realmente tinha muitos mais seguidores do que tenho agora (nem dá para comparar!). No entanto, eu gosto desta vertente de ter meia dúzia de leitores assíduos... A pressão de escrever é outra, ninguém fica ofendido e não me arrisco a exposição que não quero ter :)

    ResponderEliminar
  2. concordo, concordo, concordo, acho que são todas tão importantes que não consigo escolher apenas uma!!! neste momento e numa tentativa de expandir o meu blog estou a tentar passar para o mundo do facebook e do instagram também
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo, especialmente o último ponto. Não se pode esperar visitas se não se perde tempo a ver os outros blogues e nem os seguidores aparecem logo. Eu tenho blogues no favoritos para ir espreitando para ver se gosto das publicações e se gostar aí sim começo a seguir.

    ResponderEliminar
  4. óptimas dicas!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas! Concordo totalmente com elas! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu iniciei este blogue há relativamente pouco tempo, mas já tive outros blogues, um deles com a duração de 2 anos se não estou em erro, e concordo com tudo o que dizes :) Apesar de ter sempre adotado o mesmo design, básico, este vai de encontro com os meus gostos pessoais. Mas em relação aos restantes pontos de abordas, concordo na totalidade. A audiência vai-se conquistando, a seu tempo. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que já não me posso considerar blogger iniciante mas confesso com tudo o que disseste!! É fundamental participar neta comunidade diariamente e não estar apenas à espera que os seguidores apareçam do nada!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  8. Ultimamente dedico-me mais ao design, admito que ao início não ligava tanto. Excelentes dicas :)

    ResponderEliminar
  9. É importante criarmos um espaço que seja a nossa cara. Se calhar, antes de avançarmos devemos fazer uma lista (escrita ou mental) daquilo que pretendemos abordar e como o iremos fazer. Porque é uma forma de nos situarmos. E de, no fundo, fazermos sobressair a nossa personalidade. Claro que com o tempo podemos perceber que é necessário mudar algo e/ou acrescentar outras coisas, mas isso é uma descoberta que vamos fazendo com o tempo.
    Paciência é mesmo uma das palavras de ordem, porque não podemos estar à espera de criar um blogue hoje e amanhã já termos imensos seguidores, comentários e visualizações. Isso demora. E por muito que às vezes pareça desmotivante, quando recebemos o primeiro comentário e vemos os números a aumentar é ainda mais especial. Temos é que nos manter fiéis ao que somos e preocuparmo-nos em ter bom conteúdo e fazer um bom trabalho, mas sem exercermos pressões negativas, até porque o blogue não deve ser um sacrifício, mas um espaço que nos dá gosto atualizar.
    Uma coisa que me enerva um bocadinho é ver pessoas a queixarem-se de estatísticas baixas, mas não "perderem" um pouquinho de tempo a ler e comentar outros blogues. Lá está, não é fazê-lo só para se ter mais comentários e seguidores, mas porque esse retorno é importante. Se as pessoas têm o cuidado de partilhar uma opinião sobre uma publicação minha, como é que posso não fazer o mesmo? E, sinceramente, acho que é esta partilha, esta troca de pareceres, que torna este meio muito mais interessante.
    Concordo com as tuas dicas!

    ResponderEliminar
  10. Estou na blogosfera desde Fevereiro e concordo com todos os pontos. Comecei a perceber que realmente o design é muito importante, afinal a primeira impressão é a que fica! Ser ativo é o segredo para chamar pessoas, é o típico dar e receber. E ser diferente é crucial atualmente, num mundo em que existem milhares de bloggers! Gostei muito do post :)
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  11. No inicio andei um pouco às "aranhas", não conhecia muitos blogs e então não tinha muita interação :) atualmente para "ser conhecida" , visito vários blogs, leio e comento as suas opiniões
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  12. Excelentes pontos! O começar um blog é bastante complicado e todas as dicas são precisas ^^

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post, é de facto tudo isto!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Boas dicas, não podia estar mais de acordo :)

    ResponderEliminar
  15. Acho que é especialmente importante abrirmos os nossos horizontes e permitir que uma sociedade/comunidade se crie aqui. De facto, as pessoas, a inspiração, as recompensas não caem do céu e temos de aprender a ser pacientes e a perceber que, se gostamos mesmo de estar por cá, não vai ser tudo pêra doce. Porém, quando tomamos consciência das dicas que nos dás, torna-se tudo muito mais fácil e muito mais leve.
    Como tu, também gostava de ter tido noção da 3a logo no início, porque, comecei a desmotivar. De qualquer forma, acho que também é bom criarmos e irmos percebendo isso com o tempo 😊

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente com os quatro pontos aqui mencionados, e sinceramente, vou interioriza-los agora de uma forma diferente. Obrigada pela tua opinião e ajuda Mo.

    ResponderEliminar